Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.contributor.author | Martins, João de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-27T14:16:17Z | - |
dc.date.available | 2020-03-27T14:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-30 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, João de Jesus. Elaboração de um Elaboração de um manual de observação de aves do Distrito Federal: ferramenta de promoção de ensino de Biologia. 2019. 284 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37209 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A observação de aves (birdwatching) é uma prática já consagrada em vários países do
mundo. No Brasil, no entanto, apesar da enorme biodiversidade de avifauna, essa atividade
ainda é incipiente, com pouco impacto na Educação Básica. A utilização pedagógica das aves
do cerrado tem enorme potencial, devido à elevada biodiversidade de aves nesse bioma,
facilmente observadas até em áreas urbanas. O presente projeto envolveu, além dessa
dissertação, a elaboração de um manual ilustrado de observação de aves, para professores do
Ensino Médio, com o objetivo de capacitá-los na utilização da observação de aves no Distrito
Federal no ensino de Biologia. O Manual de Observação de Aves (MOA) apresenta questões
básicas do birdwatching, como: equipamento, locais de observação no Distrito Federal, além
das questões éticas e de segurança. Adicionalmente, o presente projeto utilizou-se também de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), na forma do Google Classroom,
disponibilizando recursos didáticos diversos produzidos para aos professores, com o intuito de
facilitar a sua adesão ao projeto. Para a avaliação do projeto MOA, cada professor participante
recebeu o manual de observação de aves, sendo que 40 deles receberam arquivos digitais e 15
deles receberam cópias impressas. Para a avaliação do projeto MOA, 40 participantes
responderam a um questionário estruturado fechado, disponibilizado on-line, que apresentou
22 questões objetivas, das quais 9 se enquadravam na escala de verificação de Likert, além de
duas questões discursivas de caráter optativo. Os resultados obtidos sugerem que, devido ao
projeto, os professores se sentiram motivados acerca do birdwatching e ficaram interessados
pelo uso educacional do tema. Ainda que esse interesse tenha se manifestado, os resultados
sugerem a necessidade de uma próxima etapa, de caráter mais pragmático, na forma de um
curso on-line ou presencial, em que a discussão em relação à observação de aves possa ser mais
aprofundada para, de fato, contribuir para alterações nas práxis dos professores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um manual de observação de aves do Distrito Federal : ferramenta de promoção de ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aves - observação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aulas de campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência cidadã | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manual de campo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Birdwatching is an established practice in many countries around the world. In Brazil,
however, despite its enormous birdlife biodiversity, birdwatching is still an incipient
practice with little impact on children’s education. The pedagogical use of Cerrado birds
has great potential due to its large bird biodiversity, easily observable even in urban areas.
The current project involved a dissertation and an illustrated guide to birdwatching
designed for high school teachers in order to make them capable of using birdwatching
in Brasilia in their Biology classes. The Guide to Birdwatching (MOA, in the Portuguese
acronym) offers basic information on equipment and observation areas in Brasilia as well
as ethical issues concerning safety. Additionally, the project being presented made use of
Information and Communications Technology (ICT) in the form of Google Classroom,
providing resources to teachers to facilitate their adherence to the project. For the
evaluation of the MOA project, each participating teacher received the birdwatching
manual, 40 of which received digital files and 15 of them received hard copies. For the
evaluation of the MOA project, 40 participants answered a closed structured
questionnaire, available online, which presented 22 objective questions, of which 9 fit the
Likert verification scale, as well as two optional discursive questions. The obtained results
suggest that, because of the project, teachers felt motivated and interested in the
educational use of birdwatching. Although interest has been observed, the results also
suggest the need of a next stage, more pragmatic, in the form of a course, whether online
or on campus, in which discussion concerning birdwatching can be deepened in order to,
in fact, contribute for changes in teaching practice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|