http://repositorio.unb.br/handle/10482/37058
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_RayssaAguiarBorges.pdf | 18,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Chá de cartas : memórias de estudantes da EJA em cena |
Authors: | Borges, Rayssa Aguiar |
Orientador(es):: | Gomes, André Luís |
Assunto:: | Cartas Educação de jovens e adultos Educação do campo Escolas rurais Arte e educação Arte - estudo e ensino |
Issue Date: | 10-Mar-2020 |
Data de defesa:: | 8-Aug-2019 |
Citation: | BORGES, Rayssa Aguiar. Chá de cartas: memórias de estudantes da EJA em cena. 2019. 175 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Université Rennes 2, Brasília, 2019. |
Abstract: | Chá de Cartas surge no chão da escola, como atividade em sala de aula, na disciplina de Arte, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola rural. Segue para a academia como projeto de pesquisa no Doutorado em Literatura e outras Artes (PosLit- UnB), orientado pelo Professor Dr. André Luís Gomes. A partir de rodas de conversa sobre Direito à Educação, as educandas e os educandos foram convidados a escrever cartas contando um pouco sobre seus percursos escolares, sobre o momento em que precisaram, por razões diversas, afastarem-se temporariamente da escola e sobre o que os traz de volta à vida escolar. Com as cartas em mãos, o trabalho tomou outro corpo, tornando-se uma intervenção cênico-pedagógica, quando as histórias desses educandos são compartilhadas, acompanhadas de uma deliciosa xícara de chá. Chá de Cartas – Memórias dos Sujeitos da EJA em Cena é uma pesquisa que busca, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com estudantes da EJA e da decorrente intervenção cênico-pedagógica, estudar a escrita autobiográfica e a construção dramatúrgica através desse material. Esta pesquisa parte do reconhecimento da história de vida de cada um dos sujeitos-autores e do seu consequente empoderamento. |
Abstract: | “Chá de Cartas” (Letter Tea) was born on the school floor, as a classroom activity, part of the Art discipline in Youth and Adult Education (EJA) at a rural school, and went on into the academy as a research project in the Doctorate in Literature and other Arts (PosLit- UnB), guided by Professor Dr. André Luís Gomes. From a discussion on the Right to Education, the students were asked to write letters sharing their school paths, the moment they had to temporarily leave school for a number of reasons, and what brought them back to school life. Once the cards were in our hands, the work took another direction, becoming a scenicpedagogical intervention, where the stories of these students are shared together with a delicious cup of tea. “Chá de Cartas” - Memories of Subjects of the EJA in Scene is a research that seeks, from the work developed in the classroom with students of the EJA and the resulting scenic-pedagogical intervention, to study autobiographical writing and dramaturgical construction using this as a startpoint, as part of the recognition of the life history of each of the author-subjects and their consequent empowerment. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.