Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, André Luís | - |
dc.contributor.author | Borges, Rayssa Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T16:04:01Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T16:04:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-08 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Rayssa Aguiar. Chá de cartas: memórias de estudantes da EJA em cena. 2019. 175 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Université Rennes 2, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37058 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Chá de Cartas surge no chão da escola, como atividade em sala de aula, na disciplina de Arte,
na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola rural. Segue para a academia como
projeto de pesquisa no Doutorado em Literatura e outras Artes (PosLit- UnB), orientado pelo
Professor Dr. André Luís Gomes. A partir de rodas de conversa sobre Direito à Educação, as
educandas e os educandos foram convidados a escrever cartas contando um pouco sobre seus
percursos escolares, sobre o momento em que precisaram, por razões diversas, afastarem-se
temporariamente da escola e sobre o que os traz de volta à vida escolar. Com as cartas em
mãos, o trabalho tomou outro corpo, tornando-se uma intervenção cênico-pedagógica, quando
as histórias desses educandos são compartilhadas, acompanhadas de uma deliciosa xícara de
chá. Chá de Cartas – Memórias dos Sujeitos da EJA em Cena é uma pesquisa que busca, a
partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com estudantes da EJA e da decorrente
intervenção cênico-pedagógica, estudar a escrita autobiográfica e a construção dramatúrgica
através desse material. Esta pesquisa parte do reconhecimento da história de vida de cada um
dos sujeitos-autores e do seu consequente empoderamento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Chá de cartas : memórias de estudantes da EJA em cena | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | “Chá de Cartas” (Letter Tea) was born on the school floor, as a classroom activity, part of the
Art discipline in Youth and Adult Education (EJA) at a rural school, and went on into the
academy as a research project in the Doctorate in Literature and other Arts (PosLit- UnB),
guided by Professor Dr. André Luís Gomes. From a discussion on the Right to Education, the
students were asked to write letters sharing their school paths, the moment they had to
temporarily leave school for a number of reasons, and what brought them back to school life.
Once the cards were in our hands, the work took another direction, becoming a scenicpedagogical
intervention, where the stories of these students are shared together with a
delicious cup of tea. “Chá de Cartas” - Memories of Subjects of the EJA in Scene is a research
that seeks, from the work developed in the classroom with students of the EJA and the
resulting scenic-pedagogical intervention, to study autobiographical writing and dramaturgical
construction using this as a startpoint, as part of the recognition of the life history of each of
the author-subjects and their consequent empowerment. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|