Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37058
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RayssaAguiarBorges.pdf18,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, André Luís-
dc.contributor.authorBorges, Rayssa Aguiar-
dc.date.accessioned2020-03-10T16:04:01Z-
dc.date.available2020-03-10T16:04:01Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.date.submitted2019-08-08-
dc.identifier.citationBORGES, Rayssa Aguiar. Chá de cartas: memórias de estudantes da EJA em cena. 2019. 175 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Université Rennes 2, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37058-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractChá de Cartas surge no chão da escola, como atividade em sala de aula, na disciplina de Arte, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola rural. Segue para a academia como projeto de pesquisa no Doutorado em Literatura e outras Artes (PosLit- UnB), orientado pelo Professor Dr. André Luís Gomes. A partir de rodas de conversa sobre Direito à Educação, as educandas e os educandos foram convidados a escrever cartas contando um pouco sobre seus percursos escolares, sobre o momento em que precisaram, por razões diversas, afastarem-se temporariamente da escola e sobre o que os traz de volta à vida escolar. Com as cartas em mãos, o trabalho tomou outro corpo, tornando-se uma intervenção cênico-pedagógica, quando as histórias desses educandos são compartilhadas, acompanhadas de uma deliciosa xícara de chá. Chá de Cartas – Memórias dos Sujeitos da EJA em Cena é uma pesquisa que busca, a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula com estudantes da EJA e da decorrente intervenção cênico-pedagógica, estudar a escrita autobiográfica e a construção dramatúrgica através desse material. Esta pesquisa parte do reconhecimento da história de vida de cada um dos sujeitos-autores e do seu consequente empoderamento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleChá de cartas : memórias de estudantes da EJA em cenapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCartaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordEducação do campopt_BR
dc.subject.keywordEscolas ruraispt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1“Chá de Cartas” (Letter Tea) was born on the school floor, as a classroom activity, part of the Art discipline in Youth and Adult Education (EJA) at a rural school, and went on into the academy as a research project in the Doctorate in Literature and other Arts (PosLit- UnB), guided by Professor Dr. André Luís Gomes. From a discussion on the Right to Education, the students were asked to write letters sharing their school paths, the moment they had to temporarily leave school for a number of reasons, and what brought them back to school life. Once the cards were in our hands, the work took another direction, becoming a scenicpedagogical intervention, where the stories of these students are shared together with a delicious cup of tea. “Chá de Cartas” - Memories of Subjects of the EJA in Scene is a research that seeks, from the work developed in the classroom with students of the EJA and the resulting scenic-pedagogical intervention, to study autobiographical writing and dramaturgical construction using this as a startpoint, as part of the recognition of the life history of each of the author-subjects and their consequent empowerment.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.