Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36800
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_FelipeCanovaGonçalves.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Linguagem audiovisual e Educação do Campo : práxis e consciência política em percursos audiovisuais
Autor : Gonçalves, Felipe Canova
Orientador(es):: Paulino, Fernando Oliveira
Assunto:: Educação do campo
Linguagem audiovisual
Professores - formação
Fecha de publicación : 4-feb-2020
Citación : GONÇALVES, Felipe Canova. Linguagem audiovisual e Educação do Campo: práxis e consciência política em percursos audiovisuais. 2019. 290 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Esta tese busca compreender o papel da linguagem audiovisual na Educação do Campo, sobretudo em seus cursos de licenciatura, investigando o sentido da formação nesta linguagem e suas intencionalidades pela análise de experiências de formação, realização e exibição de audiovisual, denominadas nesta pesquisa como percursos audiovisuais. Aspectos como a formação estética em processos pedagógicos específicos voltados à realidade do campo, o reconhecimento da cultura e dos saberes locais, as dimensões da consciência política de seus sujeitos e da práxis em sua formação, a reelaboração crítica de sua identidade por meio do audiovisual e a compreensão de uma cultura política vinda do acúmulo dos movimentos sociais do campo são ressaltados como fundamentais neste trabalho com a linguagem audiovisual, contribuindo de forma direta na educação omnilateral dos sujeitos do campo, tanto na formação básica como na formação docente inicial. Utilizamos nesta pesquisa os métodos da pesquisa-ação e o materialismo histórico-dialético, embasados nas técnicas da pesquisa bibliográfica, análise documental, análise fílmica, entrevistas com participantes dos percursos audiovisuais e a análise em conjunto destes percursos. A fundamentação teórica da pesquisa está dividida em quatro partes: a relação entre audiovisual e educação em um marco geral, a mesma relação na especificidade da Educação do Campo, a linguagem audiovisual e o documentário, e a noção de representação e autorrepresentação no audiovisual em uma perspectiva popular. Com a análise de três percursos audiovisuais, em um corpus de pesquisa com recorte temporal de 2012 a 2018, propusemos um olhar para os sujeitos do campo como alvo de um processo de ensino-aprendizagem em diferentes dimensões: a experiência em um projeto de dois anos na Faculdade UnB Planaltina, envolvendo formação e produção de audiovisual de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UnB; as reflexões sobre o trabalho com a linguagem audiovisual nesta licenciatura, com desdobramentos no ensino, na pesquisa e na extensão; e a abertura às contribuições de outras licenciaturas em Educação do Campo e escolas do campo, estendendo o olhar e encontrando novos caminhos. Após a análise, compreendemos que as experiências contribuem na construção de um método de trabalho com a linguagem, caracterizado como processo pedagógico e criativo. O audiovisual em suas dimensões de formação, pesquisa, exibição e produção demonstra um potencial de mobilização comunitária, bem como as realizações audiovisuais nas comunidades revelam diferentes dimensões da consciência política, sendo um instrumento relevante para sua análise. Os percursos audiovisuais também apontam para formas complexas e articuladas de letramento para além da dimensão escrita. Acreditamos que a sistematização e análise destas experiências colaboram não apenas nos processos de formação, ensino e aprendizagem voltados às escolas do campo, mas também apresentam um potencial de incidir no sistema escolar brasileiro, apontando para trocas de saberes e acúmulo de conhecimento de forma mais ampla com a linguagem audiovisual.
Abstract: This thesis seeks to understand the role of audiovisual language in the Educação do Campo, especially in its graduate courses, investigating the sense of the formation in this language and its intentions by the analysis of experiences of formation, realization and exhibition of audiovisual, denominated in this research as audiovisual pathways. Aspects such as aesthetic formation in specific pedagogical processes focused on the reality of the field, the recognition of local culture and knowledge, the dimensions of the political consciousness of its subjects and the praxis in its formation, the critical re-elaboration of its identity through the audiovisual and the understanding of a political culture coming from the acquaintance of the social movements of the field are emphasized as fundamental in this work with the audiovisual language, contributing directly to the omnilateral education of the subjects of the field, both in the basic formation as in the initial teacher training. In this research we used the methods of action research and historical-dialectical materialism, based on the techniques of bibliographical research, documentary analysis, film analysis, interviews with participants in audiovisual paths and the joint analysis of these paths. The theoretical basis of the research is divided into four parts: the relationship between audiovisual and education in a general framework, the same relation in the Educação do Campo specificity, audiovisual language and documentary, and the notion of representation and self-representation in the audiovisual in a popular perspective. With the analysis of three audiovisual paths, in a corpus of research with a temporal cut from 2012 to 2018, we proposed a look at the subjects of the field as the target of a teaching-learning process in different dimensions: the experience in a two-year project at the Faculdade UnB Planaltina, involving training and audiovisual production of students of the graduate course Educação do Campo of UnB; the reflections on the work with the audiovisual language in this degree, with developments in teaching, research and extension; and openness to the contributions of other degrees in Educação do Campo and rural schools, extending the gaze and finding new ways. After the analysis, we understand that the experiences have an contribution in the construction of a method of working with the language, characterized as a pedagogical and creative process. The audiovisual in its dimensions of training, research, exhibition and production demonstrates a potential for community mobilization, as well as the audiovisual achievements in the communities reveal different dimensions of political consciousness, being a relevant instrument for its analysis. Audiovisual pathways also point to complex and articulated forms of literacy beyond the written dimension. We believe that the systematization and analysis of these experiences collaborate not only in the training, teaching and learning processes geared to rural schools, but also present a potential to influence the Brazilian school system, pointing to knowledge exchange and knowledge accumulation in a more audiovisual language.
Resumen: Esta tesis busca comprender el rol del lenguaje audiovisual en la Educación del Campo, sobre todo en sus cursos de licenciatura, investigando el sentido de la formación en este lenguaje y sus intencionalidades por medio del análisis de experiencias de formación, realización y exhibición de audiovisual, denominadas en esta investigación como recorridos audiovisuales. Aspectos como la formación estética en procesos pedagógicos específicos orientados a la realidad del campo, el reconocimiento de la cultura y de los saberes locales, las dimensiones de la conciencia política de sus sujetos y de la praxis en su formación, la reelaboración crítica de su identidad por medio del audiovisual y la comprensión de una cultura política derivada de la acumulación de los movimientos sociales del campo son resaltados como fundamentales en este trabajo con el lenguaje audiovisual, contribuyendo de forma directa en la educación omnilateral de los sujetos del campo, tanto en la formación básica y en la formación docente inicial. En esta investigación se utilizan los métodos de la investigación-acción y el materialismo histórico-dialéctico, basados en las técnicas de la investigación bibliográfica, análisis documental, análisis fílmico, entrevistas con participantes de los recorridos audiovisuales y el análisis en conjunto de estos recorridos. La fundamentación teórica de la investigación está dividida en cuatro partes: la relación entre audiovisual y educación en un marco general, la misma relación en la especificidad de la Educación del Campo, el lenguaje audiovisual y el documental, y la noción de representación y autorrepresentación en el audiovisual en una perspectiva popular. Con el análisis de tres recorridos audiovisuales, en un corpus de investigación con recorte temporal desde 2012 hasta 2018, propusimos una mirada a los sujetos del campo como objetivo de un proceso de enseñanza-aprendizaje en diferentes dimensiones: la experiencia en un proyecto de dos años en la Faculdade UnB Planaltina, involucrando formación y producción de audiovisual de estudiantes de la Licenciatura en Educación del Campo de la UnB; las reflexiones sobre el trabajo con el lenguaje audiovisual en esta licenciatura, con desdoblamientos en la enseñanza, en la investigación y en la extensión; y la apertura a las contribuciones de otras licenciaturas en Educación del Campo y escuelas del campo, extendiendo la mirada y encontrando nuevos caminos. Después del análisis, comprendimos que las experiencias tienen una contribución en la construcción de un método de trabajo con el lenguaje, caracterizado como proceso pedagógico y creativo. El audiovisual en sus dimensiones de formación, investigación, exhibición y producción demuestra un potencial de movilización comunitaria, así como las realizaciones audiovisuales en las comunidades revelan diferentes dimensiones de la conciencia política, siendo un instrumento relevante para su análisis. Los itinerarios audiovisuales también apuntan a formas complejas y articuladas de alfabetismo más allá de la dimensión escrita. Creemos que la sistematización y análisis de estas experiencias colaboran no sólo en los procesos de formación, enseñanza y aprendizaje dirigidos a las escuelas del campo, pero también presentan un potencial de incidir en el sistema escolar brasileño, apuntando para intercambios de saberes y acumulación de conocimiento de forma más amplia con el lenguaje audiovisual.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36800/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.