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Título : Conhecimento sobre a disfunção vesical e intestinal da criança na perspectiva da família
Otros títulos : Knowledge about the child’s bladder and bowel dysfunction from the perspective of the family
Conocimiento sobre la disfunción vesical e intestinal del niño en la perspectiva de la familia
Autor : Rodrigues, Nayara dos Santos
Orientador(es):: Martins, Gisele
Coorientador(es):: Silveira, Aline Oliveira
Assunto:: Disfunção vesical e intestinal
Crianças - saúde e higiene
Saúde da família
Constipação intestinal
Fecha de publicación : 28-ene-2020
Citación : RODRIGUES, Nayara dos Santos. Conhecimento sobre a disfunção vesical e intestinal da criança na perspectiva da família. 2019. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumen : Introdução: A disfunção vesical e intestinal (DVI) refere-se à presença de sintomas concomitantes do trato urinário e intestinal. Possui alta prevalência na população pediátrica e compromete de modo expressivo a qualidade de vida das crianças e suas famílias. Evidencia-se o papel singular do profissional de prática avançada em enfermagem que precisa acessar o conhecimento próprio da família a respeito da DVI para estabelecer um plano terapêutico que resulte em engajamento e resolução dos sintomas. Objetivo: Compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes em acompanhamento ambulatorial. Método: Estudo fenomenológico interpretativo realizado em um ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria de um hospital de ensino do Distrito Federal com 11 famílias. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista aberta em profundidade e sua análise com base no referencial da fenomenologia interpretativa de Patrícia Benner. A pesquisa foi submetida à aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: Os conhecimentos e aprendizados da família que emergem da experiência de ter uma criança com DVI explanaram-se nas seguintes categorias: Conhecimentos e aprendizados: construindo o saber familiar; Conviver com a DVI da criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à DVI da criança: reorganizando a vida familiar. Conclusão: Conclui-se que a família possui um conhecimento próprio que influência o manejo e precisa ser acessado pelo profissional de prática avançada para alcançar o engajamento da família bem como a resolução dos sintomas.
Abstract: Introduction: The bladder and bowel dysfunction (BBD) refers to the presence of symptom concomitant of urinary and intestinal tract. It has high prevalence of pediatric population and significantly compromises the quality of life of the children and their families. Evidence of the unique role of the professional of advanced nursing practice that needs to access the own family knowledge about BBD for to establish a therapeutic plan that results in engagement and resolutions of symptoms. Aim: To understand the experience of the family in living with the bladder and bowel dysfunction of children and adolescents in outpatient follow-up. Method: Phenomenological interpretative study realized in an ambulatory of advanced nursing practice of uropediatrics of teaching hospital on Distrito Federal with 11 families. The data collection occurred through an open, in-depth interview and its analysis based on the reference phenomenological interpretative of Patricia Benner. The study was submitted for approval by the Research Ethics Committee. Results: Knowledge and learning of the family that emerge from experience of having a child with DVI have explored in the following categories: Knowledge and learning: building family knowledge; Living with BBD: symbolic representations; Management and adaptation to the child’s BBD: reorganizing family life. Conclusion: It is concluded that the family has own knowledge that influences management and needs to be accessed by the professional of advanced practice to achieve family engagement as well as the resolution of symptoms.
Resumen: La disfunción vesical e intestinal (DVI) se refiere a la presencia de síntomas concomitantes del tracto urinario e intestinal. Posee alta prevalencia en la población pediátrica y compromete de modo expresivo la calidad de vida del niño y su familia. Se evidencía el papel singular del profesional de práctica avanzada en enfermería que necesita acceder al conocimiento propio de la familia respecto de la DVI para establecer un plan terapéutico que resulte en el compromiso y resolución de los síntomas. Objetivo: Comprender la experiencia de la familia en la convivencia con la disfunción vesical e intestinal de niños y adolescentes en seguimiento clínico. Método: Estudio fenomenológico interpretativo realizado en un ambulatorio de Práctica Avanzada de Enfermería en Uropediatría de un hospital de enseñanza del Distrito Federal con 11 familias. La recolección de los datos ocurrió a través de una entrevista abierta en profundidad y su análisis con base en el referencial de la fenomenología interpretativa de Patricia Benner. La investigación fue sometida a la aprobación por el Comité de Ética e Investigación. Resultados: Los conocimientos y los aprendizajes de la familia que emergen de la experiencia de tener un niño con DVI se explicaron en las siguientes categorías: Conocimientos y aprendizajes: construyendo el saber familiar; Convivir con la DVI del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación a la DVI del niño: reorganizando la vida familiar. Conclusión: Se concluye que la familia posee un conocimiento propio que influye el manejo y necesita ser accedido por el profesional de práctica avanzada
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Enfermagem (FS ENF)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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