Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36737
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NayaraDosSantosRodrigues.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Gisele-
dc.contributor.authorRodrigues, Nayara dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-28T15:12:04Z-
dc.date.available2020-01-28T15:12:04Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.date.submitted2019-06-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Nayara dos Santos. Conhecimento sobre a disfunção vesical e intestinal da criança na perspectiva da família. 2019. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36737-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A disfunção vesical e intestinal (DVI) refere-se à presença de sintomas concomitantes do trato urinário e intestinal. Possui alta prevalência na população pediátrica e compromete de modo expressivo a qualidade de vida das crianças e suas famílias. Evidencia-se o papel singular do profissional de prática avançada em enfermagem que precisa acessar o conhecimento próprio da família a respeito da DVI para estabelecer um plano terapêutico que resulte em engajamento e resolução dos sintomas. Objetivo: Compreender a experiência da família no convívio com a disfunção vesical e intestinal de crianças e adolescentes em acompanhamento ambulatorial. Método: Estudo fenomenológico interpretativo realizado em um ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria de um hospital de ensino do Distrito Federal com 11 famílias. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista aberta em profundidade e sua análise com base no referencial da fenomenologia interpretativa de Patrícia Benner. A pesquisa foi submetida à aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: Os conhecimentos e aprendizados da família que emergem da experiência de ter uma criança com DVI explanaram-se nas seguintes categorias: Conhecimentos e aprendizados: construindo o saber familiar; Conviver com a DVI da criança: representações simbólicas; Manejo e adaptação à DVI da criança: reorganizando a vida familiar. Conclusão: Conclui-se que a família possui um conhecimento próprio que influência o manejo e precisa ser acessado pelo profissional de prática avançada para alcançar o engajamento da família bem como a resolução dos sintomas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConhecimento sobre a disfunção vesical e intestinal da criança na perspectiva da famíliapt_BR
dc.title.alternativeKnowledge about the child’s bladder and bowel dysfunction from the perspective of the familypt_BR
dc.title.alternativeConocimiento sobre la disfunción vesical e intestinal del niño en la perspectiva de la familiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDisfunção vesical e intestinalpt_BR
dc.subject.keywordCrianças - saúde e higienept_BR
dc.subject.keywordSaúde da famíliapt_BR
dc.subject.keywordConstipação intestinalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSilveira, Aline Oliveira-
dc.description.abstract1Introduction: The bladder and bowel dysfunction (BBD) refers to the presence of symptom concomitant of urinary and intestinal tract. It has high prevalence of pediatric population and significantly compromises the quality of life of the children and their families. Evidence of the unique role of the professional of advanced nursing practice that needs to access the own family knowledge about BBD for to establish a therapeutic plan that results in engagement and resolutions of symptoms. Aim: To understand the experience of the family in living with the bladder and bowel dysfunction of children and adolescents in outpatient follow-up. Method: Phenomenological interpretative study realized in an ambulatory of advanced nursing practice of uropediatrics of teaching hospital on Distrito Federal with 11 families. The data collection occurred through an open, in-depth interview and its analysis based on the reference phenomenological interpretative of Patricia Benner. The study was submitted for approval by the Research Ethics Committee. Results: Knowledge and learning of the family that emerge from experience of having a child with DVI have explored in the following categories: Knowledge and learning: building family knowledge; Living with BBD: symbolic representations; Management and adaptation to the child’s BBD: reorganizing family life. Conclusion: It is concluded that the family has own knowledge that influences management and needs to be accessed by the professional of advanced practice to achieve family engagement as well as the resolution of symptoms.pt_BR
dc.description.abstract2La disfunción vesical e intestinal (DVI) se refiere a la presencia de síntomas concomitantes del tracto urinario e intestinal. Posee alta prevalencia en la población pediátrica y compromete de modo expresivo la calidad de vida del niño y su familia. Se evidencía el papel singular del profesional de práctica avanzada en enfermería que necesita acceder al conocimiento propio de la familia respecto de la DVI para establecer un plan terapéutico que resulte en el compromiso y resolución de los síntomas. Objetivo: Comprender la experiencia de la familia en la convivencia con la disfunción vesical e intestinal de niños y adolescentes en seguimiento clínico. Método: Estudio fenomenológico interpretativo realizado en un ambulatorio de Práctica Avanzada de Enfermería en Uropediatría de un hospital de enseñanza del Distrito Federal con 11 familias. La recolección de los datos ocurrió a través de una entrevista abierta en profundidad y su análisis con base en el referencial de la fenomenología interpretativa de Patricia Benner. La investigación fue sometida a la aprobación por el Comité de Ética e Investigación. Resultados: Los conocimientos y los aprendizajes de la familia que emergen de la experiencia de tener un niño con DVI se explicaron en las siguientes categorías: Conocimientos y aprendizajes: construyendo el saber familiar; Convivir con la DVI del niño: representaciones simbólicas; Manejo y adaptación a la DVI del niño: reorganizando la vida familiar. Conclusión: Se concluye que la familia posee un conocimiento propio que influye el manejo y necesita ser accedido por el profesional de práctica avanzadapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Enfermagem (FS ENF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.