Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36553
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_TeoremaEmmyNother.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAreas, Robertapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Marcia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorSantana, Ademir Eugêniopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:48Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:48Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationAREAS, Roberta; BARBOSA, Marcia Cristina; SANTANA, Ademir Eugênio. Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, e20190017, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2019-0017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400406. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36553-
dc.description.abstractO teorema de Nöther é revisitado com dois objetivos: ressaltar a significado desses resultados para a física contemporânea e ao mesmo tempo apresentar aspectos da biografia de Emmy Nöther, enfatizando a misoginia sofrida na sua atividade científica, a despeito da reconhecida importância, ainda em vida, de seus trabalhos. Sob esta perspectiva, a vida de Emmy Nöther levanta a questão sobre a situação atual da atuação da mulher em ciência. Esse aspecto é abordado através de uma análise da participação de mulheres atuando em ciências com dados do CNPq e da CAPES. Para discutir e apresentar a dimensão apropriada dos resultados principais de Emmy Nöther, contextualizando a importância na física contemporânea, um caminho algébrico é seguido (nos livros textos, os teoremas são apresentados através do formalismo Lagrangiano), mas tanto quanto possível procurando uma abordagem discurso pedagógica.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTeorema de Emmy Nöther, 100 anos : alegoria da misoginia em ciênciapt_BR
dc.title.alternativeEmmy Nöther’s Theorem, 100 years : allegory of the misogyny in science-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordNöther, Teorema dept_BR
dc.subject.keywordSimetria (Fisica)pt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordMisoginiapt_BR
dc.subject.keywordGênero-
dc.rights.license(CC BY) - Licença Creative Commons-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2019-0017pt_BR
dc.description.abstract1The Nöther's theorem is revisited with two main goals: to reinforce the meaning of such results for the contemporary physics and to present aspects of the Nöther's biography emphasizing the misogyny process that she suffered during her scientific life, despite of the recognized importance of her results even when she was alive. Under this perspective, the Nöther's live raises questions about the present-day participation of women in science. This aspect is addressed by an analysis of female researchers, by using data from CNPq and CAPES (two Brazilian Government agencies). In order to discuss and to present a proper dimension of the Nöther results, emphasizing such results for physics, an algebraic way is followed (usually such results are derived through the Lagrangian formalism); however, as much as possible, looking for a pedagogical presentation.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0065-797X-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.