Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36553
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_TeoremaEmmyNother.pdf3,03 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Teorema de Emmy Nöther, 100 anos : alegoria da misoginia em ciência
Autre(s) titre(s): Emmy Nöther’s Theorem, 100 years : allegory of the misogyny in science
Auteur(s): Areas, Roberta
Barbosa, Marcia Cristina
Santana, Ademir Eugênio
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-0065-797X
Assunto:: Nöther, Teorema de
Simetria (Fisica)
Ciência
Misoginia
Gênero
Date de publication: 2019
Editeur: Sociedade Brasileira de Física
Référence bibliographique: AREAS, Roberta; BARBOSA, Marcia Cristina; SANTANA, Ademir Eugênio. Teorema de Emmy Nöther, 100 anos: Alegoria da Misoginia em Ciência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, e20190017, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2019-0017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000400406. Acesso em: 23 jan. 2020.
Résumé: O teorema de Nöther é revisitado com dois objetivos: ressaltar a significado desses resultados para a física contemporânea e ao mesmo tempo apresentar aspectos da biografia de Emmy Nöther, enfatizando a misoginia sofrida na sua atividade científica, a despeito da reconhecida importância, ainda em vida, de seus trabalhos. Sob esta perspectiva, a vida de Emmy Nöther levanta a questão sobre a situação atual da atuação da mulher em ciência. Esse aspecto é abordado através de uma análise da participação de mulheres atuando em ciências com dados do CNPq e da CAPES. Para discutir e apresentar a dimensão apropriada dos resultados principais de Emmy Nöther, contextualizando a importância na física contemporânea, um caminho algébrico é seguido (nos livros textos, os teoremas são apresentados através do formalismo Lagrangiano), mas tanto quanto possível procurando uma abordagem discurso pedagógica.
Abstract: The Nöther's theorem is revisited with two main goals: to reinforce the meaning of such results for the contemporary physics and to present aspects of the Nöther's biography emphasizing the misogyny process that she suffered during her scientific life, despite of the recognized importance of her results even when she was alive. Under this perspective, the Nöther's live raises questions about the present-day participation of women in science. This aspect is addressed by an analysis of female researchers, by using data from CNPq and CAPES (two Brazilian Government agencies). In order to discuss and to present a proper dimension of the Nöther results, emphasizing such results for physics, an algebraic way is followed (usually such results are derived through the Lagrangian formalism); however, as much as possible, looking for a pedagogical presentation.
Licença:: (CC BY) - Licença Creative Commons
DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2019-0017
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/36553/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.