http://repositorio.unb.br/handle/10482/36345
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_InterseccoesIdentidadesDocencia.pdf | 371,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil |
Outros títulos: | Intersections and identities in the Brazilian legal academy |
Autor(es): | Bonelli, Maria da Gloria Bertolin, Patricia Tuma Martins Albuquerque, Rossana Maria Marinho Campos, Veridiana P. Parahyba Barbalho, Renne Martins |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3877-9825 http://orcid.org/0000-0002-3835-829X http://orcid.org/0000-0002-6199-1392 http://orcid.org/0000-0003-0014-754X http://orcid.org/0000-0001-9052-2010 |
Assunto: | Profissionalismo Direito - estudo e ensino Professores de direito |
Data de publicação: | 2019 |
Editora: | Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília |
Referência: | BONELLI, Maria da Gloria et al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Sociedade e Estado, v. 34, n. 3, p. 661-688, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000300661. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Resumo: | O artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país. |
Abstract: | The article focuses on the changes in legal academy in Brazil, linking the increase in the participation of women and difference among the professoriate, with the fragmentation of institutional models, regional distribution of schools, type of labor agreement and higher titration of faculty members. It examines how such dislocations are articulated with professional identifications and their intersections, as well as the play to produce the center and to decenter the canonical knowledge and established groups. The research gathers data from the 2015 National Census of Higher Education, Inep, and from qualitative fieldwork, interviewing male and female professors of six Brazilian Law schools. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Direito (FD) |
Licença: | (CC BY-NC) |
DOI: | https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.