Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Bonelli, Maria da Gloria | pt_BR |
dc.contributor.author | Bertolin, Patricia Tuma Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Albuquerque, Rossana Maria Marinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Campos, Veridiana P. Parahyba | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbalho, Renne Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T10:30:23Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T10:30:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BONELLI, Maria da Gloria et al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Sociedade e Estado, v. 34, n. 3, p. 661-688, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000300661. Acesso em: 23 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36345 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Intersections and identities in the Brazilian legal academy | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de direito | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY-NC) | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The article focuses on the changes in legal academy in Brazil, linking the increase in the participation of women and difference among the professoriate, with the fragmentation of institutional models, regional distribution of schools, type of labor agreement and higher titration of faculty members. It examines how such dislocations are articulated with professional identifications and their intersections, as well as the play to produce the center and to decenter the canonical knowledge and established groups. The research gathers data from the 2015 National Census of Higher Education, Inep, and from qualitative fieldwork, interviewing male and female professors of six Brazilian Law schools. | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-3877-9825 | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-3835-829X | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-6199-1392 | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-0014-754X | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0001-9052-2010 | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
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