http://repositorio.unb.br/handle/10482/35102
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_LauraRojasVidaurreta.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Caminos singulares de la experiencia deportiva : una mirada crítica a la Educación para el logro del Alto Rendimiento competitivo en Cuba |
Authors: | Rojas Vidaurreta, Laura |
Orientador(es):: | González Rey, Fernando Luis |
Assunto:: | Esporte paraolímpico Rendimento esportivo - avaliação Subjetividade Teoria da subjetividade Cuba |
Issue Date: | 18-Jul-2019 |
Data de defesa:: | 6-Feb-2019 |
Citation: | ROJAS VIDAURRETA, Laura. Caminos singulares de la experiencia deportiva: una mirada crítica a la Educación para el logro del Alto Rendimiento competitivo en Cuba. 2019. 150 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Abstract: | Esta tese resulta da experiência de pesquisa de mais de quatro anos de trabalho no Alto Rendimento paraolímpico cubano, vinculada à psicologia do esporte e acompanhando os desenvolvimentos singulares de desportistas em ambientes educativos de exigência esportiva máxima. Cada realidade de vida destes desportistas foi analisada a partir da Teoria da Subjetividade de González Rey (2019) que permitiu a esta tese interpretar as vivencias consideradas de fracasso em competição de esportistas, somada à a condição de viverem com uma deficiência, mas não a forma de vive-la. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi construir uma aproximação singular desde a Teoria da Subjetividade, em uma perspectiva histórico-cultural, com a experiência esportiva no espaço educativo do Alto Rendimento paraolímpico cubano, com a colaboração de psicólogos e esportistas. A Epistemologia Qualitativa e o método construtivo-interpretativo, a partir do diálogo e o compromisso subjetivo, permitiram construir estudos de caso, como os aqui elaborados: E.B., velocista e S., judoca. Como desenvolvimento da pesquisa, propusemos um modelo teórico em desenvolvimento com três núcleos configuracionais: condição subjetiva de viver com uma deficiência física, a organização subjetiva complexa da experiência esportiva e a ação esportiva como espaço de desenvolvimento subjetivo. A articulação dessas três produções permitiu entender a situação de fracasso em competição com foco em seus protagonistas. Como considerações finais desta pesquisa, apresentamos um enfoque novo para a educação em esportes a partir de legitimar a complexidade das experiências esportivas na dimensão inegável da subjetividade. |
Abstract: | The following document is the result of more than four years of experience in psychological assessment in the field of High Performance Paralympic sports in Cuba. As a sportive psychologist, I have had the great opportunity of exploring singular life realities developed within specific educative environments, in relation to the demands of the highest sportive level. This experience was supplemented by my introduction to Gonzalez Rey’s Theory of Subjectivity (2019), which has allowed me to interpret moments considered as competitive failures in athletes who share the condition of living with a handicap but not the way to live with it. In that sense, my main objective was to produce a singular approach using Gonzalez Rey’s Theory of Subjectivity in a cultural-historical perspective to analyze the sportive experience in the educative space of the Cuban Paralympic High Performance practice, with the collaboration of psychologists and athletes. The Qualitative Epistemology and the constructive-interpretative method established from dialogue and subjective compromise have fed a series of case studies, two of which are presented here: E.B., sprint racer, and S., judoka. They allowed me to produce a theoretical model in development, with three configurationals centers: the subjective configuration of living with a physical handicap, the complex subjective organization of the sportive experience and sportive action as a subjective development space. The articulation of these three productions contributes to the understanding of failure competitive situations focusing on their protagonists. From this arises a new approach to sportive education starting with the legitimation of the complexity of sportive experiences in their undeniable subjective dimension. |
Resumen: | El siguiente documento resulta de la experiencia de investigación de más de cuatro años de trabajo con el Alto Rendimiento paralímpico cubano. Como psicóloga del deporte, tuve la oportunidad única de formar parte de realidades de vida singulares desarrolladas dentro de ambientes educativos de exigencia deportiva máxima. Esta experiencia se fue complementando con mi entrada en la Teoría de la Subjetividad de González Rey (2019) que me permitió interpretar vivencias consideradas de fracaso en competencia de deportistas que comparten la condición de vivir con una discapacidad, pero no la forma de vivirla. Así se constituyó en principal objetivo de este proceso, construir una aproximación singular desde la Teoría de la Subjetividad, en una perspectiva histórico-cultural, a la experiencia deportiva en el espacio educativo del Alto Rendimiento paralímpico cubano, con la colaboración de psicólogos y deportistas. La Epistemología Cualitativa, y el método constructivo-interpretativo a partir del diálogo y el compromiso subjetivo, permitieron que desarrolláramos estudios de caso, de los que aquí se exponen dos: E.B., velocista, y S. judoca, y produjéramos un modelo teórico en desarrollo con tres núcleos configuracionales: condición subjetiva de vivir con una discapacidad física, la organización subjetiva compleja de la experiencia deportiva y la acción deportiva como espacio de desarrollo subjetivo. La articulación de estas tres producciones permitió entender la situación de fracaso en competencia con foco en sus protagonistas. Surge así un enfoque novedoso para la educación en deportes a partir de legitimar la complejidad de las experiencias deportivas en la dimensión innegable de la subjetividad. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.