Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | González Rey, Fernando Luis | - |
dc.contributor.author | Rojas Vidaurreta, Laura | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T18:38:08Z | - |
dc.date.available | 2019-07-18T18:38:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-06 | - |
dc.identifier.citation | ROJAS VIDAURRETA, Laura. Caminos singulares de la experiencia deportiva: una mirada crítica a la Educación para el logro del Alto Rendimiento competitivo en Cuba. 2019. 150 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35102 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese resulta da experiência de pesquisa de mais de quatro anos de trabalho no Alto
Rendimento paraolímpico cubano, vinculada à psicologia do esporte e acompanhando os
desenvolvimentos singulares de desportistas em ambientes educativos de exigência esportiva
máxima. Cada realidade de vida destes desportistas foi analisada a partir da Teoria da
Subjetividade de González Rey (2019) que permitiu a esta tese interpretar as vivencias
consideradas de fracasso em competição de esportistas, somada à a condição de viverem com
uma deficiência, mas não a forma de vive-la. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi
construir uma aproximação singular desde a Teoria da Subjetividade, em uma perspectiva
histórico-cultural, com a experiência esportiva no espaço educativo do Alto Rendimento
paraolímpico cubano, com a colaboração de psicólogos e esportistas. A Epistemologia Qualitativa
e o método construtivo-interpretativo, a partir do diálogo e o compromisso subjetivo, permitiram
construir estudos de caso, como os aqui elaborados: E.B., velocista e S., judoca. Como
desenvolvimento da pesquisa, propusemos um modelo teórico em desenvolvimento com três
núcleos configuracionais: condição subjetiva de viver com uma deficiência física, a organização
subjetiva complexa da experiência esportiva e a ação esportiva como espaço de desenvolvimento
subjetivo. A articulação dessas três produções permitiu entender a situação de fracasso em
competição com foco em seus protagonistas. Como considerações finais desta pesquisa,
apresentamos um enfoque novo para a educação em esportes a partir de legitimar a complexidade
das experiências esportivas na dimensão inegável da subjetividade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Espanhol | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Caminos singulares de la experiencia deportiva : una mirada crítica a la Educación para el logro del Alto Rendimiento competitivo en Cuba | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esporte paraolímpico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rendimento esportivo - avaliação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da subjetividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuba | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following document is the result of more than four years of experience in psychological
assessment in the field of High Performance Paralympic sports in Cuba. As a sportive
psychologist, I have had the great opportunity of exploring singular life realities developed within
specific educative environments, in relation to the demands of the highest sportive level. This
experience was supplemented by my introduction to Gonzalez Rey’s Theory of Subjectivity
(2019), which has allowed me to interpret moments considered as competitive failures in
athletes who share the condition of living with a handicap but not the way to live with it. In that
sense, my main objective was to produce a singular approach using Gonzalez Rey’s Theory of
Subjectivity in a cultural-historical perspective to analyze the sportive experience in the educative
space of the Cuban Paralympic High Performance practice, with the collaboration of
psychologists and athletes. The Qualitative Epistemology and the constructive-interpretative
method established from dialogue and subjective compromise have fed a series of case studies,
two of which are presented here: E.B., sprint racer, and S., judoka. They allowed me to produce
a theoretical model in development, with three configurationals centers: the subjective
configuration of living with a physical handicap, the complex subjective organization of the
sportive experience and sportive action as a subjective development space. The articulation of
these three productions contributes to the understanding of failure competitive situations focusing
on their protagonists. From this arises a new approach to sportive education starting with the
legitimation of the complexity of sportive experiences in their undeniable subjective dimension. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El siguiente documento resulta de la experiencia de investigación de más de cuatro años de trabajo
con el Alto Rendimiento paralímpico cubano. Como psicóloga del deporte, tuve la oportunidad
única de formar parte de realidades de vida singulares desarrolladas dentro de ambientes
educativos de exigencia deportiva máxima. Esta experiencia se fue complementando con mi
entrada en la Teoría de la Subjetividad de González Rey (2019) que me permitió interpretar
vivencias consideradas de fracaso en competencia de deportistas que comparten la condición de
vivir con una discapacidad, pero no la forma de vivirla. Así se constituyó en principal objetivo de
este proceso, construir una aproximación singular desde la Teoría de la Subjetividad, en una
perspectiva histórico-cultural, a la experiencia deportiva en el espacio educativo del Alto
Rendimiento paralímpico cubano, con la colaboración de psicólogos y deportistas. La
Epistemología Cualitativa, y el método constructivo-interpretativo a partir del diálogo y el
compromiso subjetivo, permitieron que desarrolláramos estudios de caso, de los que aquí se
exponen dos: E.B., velocista, y S. judoca, y produjéramos un modelo teórico en desarrollo con
tres núcleos configuracionales: condición subjetiva de vivir con una discapacidad física, la
organización subjetiva compleja de la experiencia deportiva y la acción deportiva como espacio
de desarrollo subjetivo. La articulación de estas tres producciones permitió entender la situación
de fracaso en competencia con foco en sus protagonistas. Surge así un enfoque novedoso para la
educación en deportes a partir de legitimar la complejidad de las experiencias deportivas en la
dimensión innegable de la subjetividad. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|