http://repositorio.unb.br/handle/10482/34756
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2018_CamilaPortoFasolo.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A contribuição dos demandantes do Pronatec/Bolsa-Formação para o desenvolvimento da educação profissional brasileira entre 2011 e 2015 |
Otros títulos : | The contribution of applicant's partners Pronatec / Wage-Formation for the development of brazilian vocational education between 2011 to 2015 |
Autor : | Fasolo, Camila Porto |
Orientador(es):: | Castioni, Remi |
Assunto:: | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Políticas públicas educacionais Educação profissional Qualificação profissional |
Fecha de publicación : | 6-jun-2019 |
Data de defesa:: | 20-dic-2018 |
Citación : | FASOLO, Camila Porto. A contribuição dos demandantes do Pronatec/Bolsa-Formação para o desenvolvimento da educação profissional brasileira entre 2011 e 2015. 2018. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A presente pesquisa teve por objetivo investigar se o envolvimento dos parceiros demandantes no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, entre 2011 e 2015, aprimorou os elementos de coordenação entre a política de educação profissional e as outras políticas públicas federais. A pesquisa de caráter qualitativo contou com entrevistas com os principais atores do Ministério da Educação, do Trabalho, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Indústria e Comércio Exterior. Com essas informações, realizou pesquisa documental desde o contexto de criação do Pronatec, perpassando a mudança da coordenação das políticas de EPT do Ministério do Trabalho para o Ministério da Educação e finalizando com o desenho operacional da implementação do Pronatec, especialmente por meio do processo de pactuação de vagas. A análise teve foco na diversidade de relações entre estado e sociedade, compreendendo que políticas públicas decorrem de processos de aprendizagem social. Observou-se com destaque o papel dos atores e das experiências acumuladas setorialmente na fase de implementação da política, verificando arranjos de cooperação horizontal e atuação em rede. |
Abstract: | The present research had the objective of investigating whether the involvement of the applicant's partners in the National Program of Access to Technical Education and Employment (Pronatec acronym portuguese), between 2011 and 2015 improved the elements of coordination between the VET policy and other federal public policies. The qualitative research carried out interviews with the main actors of the Ministry of Education, Labor, Social Development and Industry and Foreign Trade. In sequence, documentary research was carried out from the context of creation of Pronatec through the process of changing of the traditional VET policies from the Ministry of Labor to the Ministry of Education and ending with the operational design of the implementation of Pronatec, especially through the process of vacancies's agreement. The analysis focusing on the diversity of relations between state and society, in which public policies stem from social learning processes. The role of actors and experiences accumulated in the sector was highlighted in the implementation of the policy, checking horizontal cooperation arrangements and networking. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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