Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34756
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CamilaPortoFasolo.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastioni, Remi-
dc.contributor.authorFasolo, Camila Porto-
dc.date.accessioned2019-06-06T21:14:00Z-
dc.date.available2019-06-06T21:14:00Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.date.submitted2018-12-20-
dc.identifier.citationFASOLO, Camila Porto. A contribuição dos demandantes do Pronatec/Bolsa-Formação para o desenvolvimento da educação profissional brasileira entre 2011 e 2015. 2018. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34756-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo investigar se o envolvimento dos parceiros demandantes no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, entre 2011 e 2015, aprimorou os elementos de coordenação entre a política de educação profissional e as outras políticas públicas federais. A pesquisa de caráter qualitativo contou com entrevistas com os principais atores do Ministério da Educação, do Trabalho, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Indústria e Comércio Exterior. Com essas informações, realizou pesquisa documental desde o contexto de criação do Pronatec, perpassando a mudança da coordenação das políticas de EPT do Ministério do Trabalho para o Ministério da Educação e finalizando com o desenho operacional da implementação do Pronatec, especialmente por meio do processo de pactuação de vagas. A análise teve foco na diversidade de relações entre estado e sociedade, compreendendo que políticas públicas decorrem de processos de aprendizagem social. Observou-se com destaque o papel dos atores e das experiências acumuladas setorialmente na fase de implementação da política, verificando arranjos de cooperação horizontal e atuação em rede.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA contribuição dos demandantes do Pronatec/Bolsa-Formação para o desenvolvimento da educação profissional brasileira entre 2011 e 2015pt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of applicant's partners Pronatec / Wage-Formation for the development of brazilian vocational education between 2011 to 2015pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)pt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordQualificação profissionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research had the objective of investigating whether the involvement of the applicant's partners in the National Program of Access to Technical Education and Employment (Pronatec acronym portuguese), between 2011 and 2015 improved the elements of coordination between the VET policy and other federal public policies. The qualitative research carried out interviews with the main actors of the Ministry of Education, Labor, Social Development and Industry and Foreign Trade. In sequence, documentary research was carried out from the context of creation of Pronatec through the process of changing of the traditional VET policies from the Ministry of Labor to the Ministry of Education and ending with the operational design of the implementation of Pronatec, especially through the process of vacancies's agreement. The analysis focusing on the diversity of relations between state and society, in which public policies stem from social learning processes. The role of actors and experiences accumulated in the sector was highlighted in the implementation of the policy, checking horizontal cooperation arrangements and networking.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.