http://repositorio.unb.br/handle/10482/33832
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2018_FaustoFernandesdaSilva.pdf | 5,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Um critério de divisibilidade universal sob a ótica da teoria de aprendizagem signi cativa de Ausubel |
Autor : | Camelo, Fausto Fernandes da Silva |
Orientador(es):: | Ruviaro, Ricardo |
Assunto:: | Critérios de divisibilidade Teoria da aprendizagem Números primos Aritmética |
Fecha de publicación : | 29-ene-2019 |
Data de defesa:: | 23-abr-2018 |
Citación : | CAMELO, Fausto Fernandes da Silva. Um critério de divisibilidade universal sob a ótica da teoria de aprendizagem signi cativa de Ausubel. 2018. vi, 72 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A divisibilidade é um tópico fundamental da Aritmética, pois ela permite reduzir a análise de um número inteiro, por maior que ele seja, a seus fatores primos. Para descobrir quais são os fatores primos que compõem um número inteiro a um custo menor do que efetuar a divisão, surgem os critérios de divisibilidade. Este trabalho apresenta um critério de divisibilidade válido para qualquer número primo superior a cinco (teorema de Sebá), numa abordagem fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, a partir da qual as atividades propostas a mais de 150 estudantes do 1 o ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada possibilitaram comprovar a viabilidade do ensino do teorema de Sebá, bem como o levantamento de relevantes informações relacionadas às de ciências desses alunos em Aritmética. |
Abstract: | The divisibility is a fundamental topic of Arithmetic, because it allows reducing the analysis of an integer, however large it may be, to its prime factors. To find out which prime factors make up an integer at a lower cost than dividing, the divisibility criteria appear. This work presents a criterion of divisibility valid for any prime number greater than five (Sebá's theorem), in an approach based on David Paul Ausubel's meaningful learning theory, from which the activities proposed to more than 150 1st year students Secondary education from a private school network made it possible to prove the viability of teaching the Sebá theorem, as well as the collection of relevant information related to the deficiencies of these students in Arithmetic. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Matemática (IE MAT) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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