http://repositorio.unb.br/handle/10482/33150
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DispositivosNormatizacaoEnsino.pdf | 251,86 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal |
Auteur(s): | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves |
Assunto:: | Professores - formação Pedagogia Sociologia - estudo e ensino Escolas - Distrito Federal (Brasil) |
Date de publication: | avr-2017 |
Editeur: | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
Référence bibliographique: | LEAL, Sayonara de Amorim Gonçalves. Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola: formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 39, p. 1-25, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279. |
Résumé: | Este artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos. |
Licença:: | Educação e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.