Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-07T14:03:08Z | - |
dc.date.available | 2018-12-07T14:03:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Sayonara de Amorim Gonçalves. Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola: formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal. Educação e Sociedade, São Paulo, v. 39, p. 1-25, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33150 | - |
dc.description.abstract | Este artigo trata de aspectos sociocognitivos e institucionais relacionados ao descompasso entre formação instrucional, saberes docentes e mediações pedagógicas em Ciências Sociais expresso na prática docente de
licenciandos e professores de Sociologia em escolas públicas e particulares do Distrito Federal do Brasil. Baseada em questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental, chegamos à seguinte tipologia de representações de práticas docentes em Ciências Sociais: institucionalizadas, desconexas e propositivas. Inferimos que tanto os desafios como as perspectivas para a Sociolgia no ensino médio do Distrito Federal passam pelo equilíbrio entre transposição de conteúdos instrucionais adaptados ao perfil sociocognitivo do alunato e formação e saberes docentes dos professores que atuam em contextos escolares diversos e adversos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Dispositivos de normatização do ensino de sociologia na escola : formação e saberes docentes de licenciandos em ciências sociais no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | Educação e Sociedade - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017005003104&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302017151279 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|