http://repositorio.unb.br/handle/10482/30732
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_ConsideracoesDinamicas Educacionais.pdf | 232,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa |
Other Titles: | Considerations on educational dynamics in times of Chinese transnationalization |
Authors: | Moura, Cristina Patriota de |
Assunto:: | China Mobilidade estudantil Trajetórias educacionais Transnacionalização |
Issue Date: | Dec-2017 |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS |
Citation: | MOURA, Cristina Patriota de. Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, n. 49, p. 89-121, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832017000300089&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000300004. |
Abstract: | A partir de entrevistas realizadas com estudantes internacionais na Universidade da Califórnia em Davis, o artigo dialoga com a multiplicidade de possíveis transnacionalidades chinesas. Em primeiro lugar são narradas as trajetórias de três estudantes que partem de diferentes localidades da República Popular da China, passando pela capital Beijing, até chegarem à costa oeste dos Estados Unidos. O objetivo é chamar a atenção para a importância das trajetórias educacionais na configuração de possíveis transnacionalizações em um contexto em que a China está cada vez mais presente como dinamizadora de configurações sociais, políticas e econômicas globais. |
Abstract: | Based on interviews conducted with international students at the University of California Davis, the article converses with multiple possibilities of Chinese transnationalities. First, it narrates the trajectories of three students who come from different localities in the People’s Republic of China, go through the capital Beijing, and arrive at the West Coast of the United States. The aim is to point at the importance of educational trajectories in the configuration of possible transnationalizations in a context where China is increasingly present as a propelling force in shaping global configurations on social, political and economic levels. |
Licença:: | Horizontes Antropológicos - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832017000300089&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000300004 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.