Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/30732
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_ConsideracoesDinamicas Educacionais.pdf232,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa
Autre(s) titre(s): Considerations on educational dynamics in times of Chinese transnationalization
Auteur(s): Moura, Cristina Patriota de
Assunto:: China
Mobilidade estudantil
Trajetórias educacionais
Transnacionalização
Date de publication: déc-2017
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS
Référence bibliographique: MOURA, Cristina Patriota de. Considerações sobre dinâmicas educacionais em tempos de transnacionalização chinesa. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, n. 49, p. 89-121, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832017000300089&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 30 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000300004.
Résumé: A partir de entrevistas realizadas com estudantes internacionais na Universidade da Califórnia em Davis, o artigo dialoga com a multiplicidade de possíveis transnacionalidades chinesas. Em primeiro lugar são narradas as trajetórias de três estudantes que partem de diferentes localidades da República Popular da China, passando pela capital Beijing, até chegarem à costa oeste dos Estados Unidos. O objetivo é chamar a atenção para a importância das trajetórias educacionais na configuração de possíveis transnacionalizações em um contexto em que a China está cada vez mais presente como dinamizadora de configurações sociais, políticas e econômicas globais.
Abstract: Based on interviews conducted with international students at the University of California Davis, the article converses with multiple possibilities of Chinese transnationalities. First, it narrates the trajectories of three students who come from different localities in the People’s Republic of China, go through the capital Beijing, and arrive at the West Coast of the United States. The aim is to point at the importance of educational trajectories in the configuration of possible transnationalizations in a context where China is increasingly present as a propelling force in shaping global configurations on social, political and economic levels.
Licença:: Horizontes Antropológicos - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832017000300089&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832017000300004
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/30732/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.