http://repositorio.unb.br/handle/10482/28747
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
ARTIGO_NecessidadesPossibilidadesFinanciamento.pdf | 794,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Necessidades e possibilidades para o financiamento da educação brasileira no plano nacional de educação |
Other Titles: | Needs and possibilities for the financing of Brazilian education in the national education plan Besoins et possibilités pour le financement de l'éducation au Brésil dans le plan national d'éducation |
Authors: | Castro, Jorge Abrahão de Carvalho, Cristina Helena Almeida de |
Assunto:: | Educação - financiamento Produto interno bruto |
Issue Date: | Sep-2013 |
Publisher: | Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
Citation: | CASTRO, Jorge Abrahão de; CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Necessidades e possibilidades para o financiamento da educação brasileira no plano nacional de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 829-849, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2020. |
Abstract: | A agenda do novo Plano Nacional de Educação (PNE) reflete a necessária ampliação do acesso à educação e melhoria da qualidade dos níveis e das modalidades de ensino. Esse desejo legítimo da sociedade brasileira demandará mudanças na estrutura de financiamento da educação, com inevitáveis impactos de longo prazo. Para isso, torna-se essencial identificar as necessidades e as possibilidades/limites no que diz respeito ao financiamento das ações educacionais. Este artigo pretende mapear as necessidades educacionais e elaborar algumas simulações sobre possíveis fontes adicionais de recursos que permitiriam o alcance das metas do novo PNE. Espera-se, com isso, auxiliar os formuladores e os implementadores de políticas educacionais na escolha das alternativas de maior efetividade e viabilidade. |
Abstract: | The agenda of the new National Education Plan (PNE) reflects the necessary expansion of access to education and improvement in the quality of the levels and types of education. This legitimate desire of the Brazilian society will require changes in the structure of education funding, with inevitable long-term impacts. To accomplish these changes it is essential to identify the needs and possibilities/limitations with regard to the financing of educational actions. This article aims to map the educational needs and to elaborate some simulations on possible sources of additional resources that would allow achieving the goals of the new PNE. It is expected, therefore, to assist policymakers and implementers of educational policies in choosing alternatives that indicate greater effectiveness and feasibility. |
Résumé: | L'ordre du jour du nouveau Plan National d'Education (PNE) montre l'élargissement nécessaire de l'accès à l'éducation et l'amélioration de la qualité des niveaux et des modalités d'enseignement. Ce désir légitime de la société brésilienne exigera des changements dans la structure de financement de l'éducation avec des impacts inévitables à long terme. Pour cela, se rend essentiel identifier les besoins et les possibilités / limites en ce qui concerne le financement des actions éducatives. Cet article vise à établir un panorama des besoins scolaires et à préparer des simulations sur les sources supplémentaires de ressources qui permettraient d'atteindre les objectifs du nouveau PNE. On s'attend, par conséquent, assister les formulateurs et les exécutants des politiques éducatives dans le choix des alternatives d'une plus grande efficacité et viabilité. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) |
Licença:: | Educação & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2020. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000300010 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.