Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28747
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_NecessidadesPossibilidadesFinanciamento.pdf794,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Jorge Abrahão dept_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Cristina Helena Almeida dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:02:34Z-
dc.date.available2017-12-07T05:02:34Z-
dc.date.issued2013-09pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Jorge Abrahão de; CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Necessidades e possibilidades para o financiamento da educação brasileira no plano nacional de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 829-849, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28747-
dc.description.abstractA agenda do novo Plano Nacional de Educação (PNE) reflete a necessária ampliação do acesso à educação e melhoria da qualidade dos níveis e das modalidades de ensino. Esse desejo legítimo da sociedade brasileira demandará mudanças na estrutura de financiamento da educação, com inevitáveis impactos de longo prazo. Para isso, torna-se essencial identificar as necessidades e as possibilidades/limites no que diz respeito ao financiamento das ações educacionais. Este artigo pretende mapear as necessidades educacionais e elaborar algumas simulações sobre possíveis fontes adicionais de recursos que permitiriam o alcance das metas do novo PNE. Espera-se, com isso, auxiliar os formuladores e os implementadores de políticas educacionais na escolha das alternativas de maior efetividade e viabilidade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNecessidades e possibilidades para o financiamento da educação brasileira no plano nacional de educaçãopt_BR
dc.title.alternativeNeeds and possibilities for the financing of Brazilian education in the national education plan-
dc.title.alternativeBesoins et possibilités pour le financement de l'éducation au Brésil dans le plan national d'éducation-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação - financiamentopt_BR
dc.subject.keywordProduto interno brutopt_BR
dc.rights.licenseEducação & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302013000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000300010pt_BR
dc.description.abstract1The agenda of the new National Education Plan (PNE) reflects the necessary expansion of access to education and improvement in the quality of the levels and types of education. This legitimate desire of the Brazilian society will require changes in the structure of education funding, with inevitable long-term impacts. To accomplish these changes it is essential to identify the needs and possibilities/limitations with regard to the financing of educational actions. This article aims to map the educational needs and to elaborate some simulations on possible sources of additional resources that would allow achieving the goals of the new PNE. It is expected, therefore, to assist policymakers and implementers of educational policies in choosing alternatives that indicate greater effectiveness and feasibility.-
dc.description.abstract3L'ordre du jour du nouveau Plan National d'Education (PNE) montre l'élargissement nécessaire de l'accès à l'éducation et l'amélioration de la qualité des niveaux et des modalités d'enseignement. Ce désir légitime de la société brésilienne exigera des changements dans la structure de financement de l'éducation avec des impacts inévitables à long terme. Pour cela, se rend essentiel identifier les besoins et les possibilités / limites en ce qui concerne le financement des actions éducatives. Cet article vise à établir un panorama des besoins scolaires et à préparer des simulations sur les sources supplémentaires de ressources qui permettraient d'atteindre les objectifs du nouveau PNE. On s'attend, par conséquent, assister les formulateurs et les exécutants des politiques éducatives dans le choix des alternatives d'une plus grande efficacité et viabilité.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.