http://repositorio.unb.br/handle/10482/23126
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_EstrategiaPedagogicaJogo.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A estratégia pedagógica do jogo tapete cartesiano |
Autor(es): | Barbosa, Marcos Paulo Silva, Alessandra Lisboa da |
Assunto: | Brincadeiras - educação Aprendizagem significativa Jogos educativos - matemática |
Data de publicação: | 2017 |
Editora: | Faculdade de Educação - UnB |
Referência: | BARBOSA, Marcos Paulo; SILVA, Alessandra Lisboa da. A estratégia pedagógica do jogo tapete cartesiano. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 132-141. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 29 mar. 2017. |
Resumo: | O estudo refere-se à investigação desenvolvida no Projeto Matemática Todo Dia, realizado em uma escola pública de ensino médio da cidade de Ceilândia, Distrito Federal, objetivando pesquisar as vantagens e desvantagens da estratégia pedagógica que utiliza o jogo Tapete Cartesiano para o ensino da Matemática, considerando a ludicidade e a aprendizagem significativa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e seguiu a metodologia de estudo de caso; a análise dos dados fez-se triangulando informações provenientes das observações participantes, entrevistas e avaliação feita pelos alunos na rede social Facebook. Participaram do estudo de caso 49 estudantes entre 13 e 18 anos de idade. Os dados coletados mostram que a atividade apresentou um resultado satisfatório em relação à aprendizagem significativa. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Publicação associada: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.