Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_IIEncontroAprendizagemLudica.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Encontro de Aprendizagem Lúdica (2. : 2016 : Brasília)
Autor(es): Sá, Antônio Villar Marques de (Org.)
Nogueira, Cleia Alves (Org.)
Jesus, Bárbara Ghesti de (Org.)
Assunto: Aprendizagem
Jogos educativos
Brincadeiras - educação
Data de publicação: Nov-2016
Editora: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Referência: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 27 mar. 2017.
Resumo: APRESENTAÇÃO É com muita satisfação que divulgo os trabalhos desenvolvidos por profissionais, professores, pós-graduandos e graduandos durante o II Encontro de Aprendizagem Lúdica – II EAL, realizado de 18 a 19 de novembro de 2016 na Universidade de Brasília (UnB). Nessa oportunidade, cumpre lembrar que o I EAL foi organizado em 2013 e, naquela ocasião, foi possível constatar o grande interesse pela temática da Ludicidade em Educação e outras interfaces. De fato, desde a pré-história, uma multiplicidade de práticas lúdicas caracteriza as experiências humanas em suas mais variadas manifestações socioculturais e estudiosos de diferentes campos do conhecimento dedicaram-se à compreensão e à aplicação do “brincar” e do “jogar”. Cabe realçar que, mais especificamente no campo educativo, incursões teóricas e metodológicas buscam também o aprimoramento da atuação profissional por meio de técnicas inovadoras. Diante disso, o Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (Gepal) – disponibilizado eletronicamente no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – estabeleceu como meta a consecução desse segundo evento. Para tanto, identificaram-se sete eixos temáticos gerais, a saber: 1) Fundamentos e estratégias de inovação pedagógica lúdica. 2) Currículo e ludicidade. 3) O lúdico e a formação de professores. 4) Atuação na educação infantil com ênfase na aprendizagem lúdica. 5) Atuação no ensino fundamental com ênfase na aprendizagem lúdica. 6) Atuação no ensino médio ou superior com ênfase na aprendizagem lúdica. 7) Ludicidade na diversidade. Assim, no total, foram oferecidas aos 144 participantes do II EAL as seguintes atividades: 26 comunicações orais, 21 relatos de experiência, 12 oficinas, 7 pôsteres, 1 roda de comunicação Ludicidade e seus Desafios e a palestra Ludicidade no Desenvolvimento e nas Aprendizagens da Criança. Adicionalmente, o lançamento do livro Ludicidade: Desafios e Perspectivas em Educação possibilitou a difusão de saberes construídos pelos pesquisadores do Gepal. Após significativos esforços pessoais e coletivos, expresso meus agradecimentos ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) pelos recursos operacionais, materiais e financeiros que permitiram a realização do II EAL. Destaco, ainda, a participação dos oito membros da Comissão Científica na avaliação dos trabalhos aqui apresentados. Votos de boa leitura e frutíferas reflexões. Brasília, 30 de dezembro de 2016 Professor Doutor Antônio Villar Marques de Sá Faculdade de Educação – Universidade de Brasília
Licença: Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MTC - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.