http://repositorio.unb.br/handle/10482/20435
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_MarcosAntoniodaSilva_PRODUTO.pdf | Produto | 974,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
2015_MarcosAntoniodaSilva.pdf | Dissertação | 2,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Conceitos de Física por meio do lançamento de foguetes de garrafa PET : uma proposta de transposição didática no ensino médio |
Other Titles: | Physical Concepts by launching PET bottle rocket : a proposal of didactic transposition in high school |
Authors: | Silva, Marcos Antonio da |
Orientador(es):: | Ferreira, José Leonardo |
Assunto:: | Física - estudo e ensino - ensino médio Física - estudo e ensino - prática Didática - ensino médio Física experimental |
Issue Date: | 26-May-2016 |
Data de defesa:: | 8-Dec-2015 |
Citation: | SILVA, Marcos Antonio da. Conceitos de Física por meio do lançamento de foguetes de garrafa PET: uma proposta de transposição didática no ensino médio. 2015. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em sala de aula com estudantes da terceira série do ensino médio acerca do uso de foguetes de garrafa PET como forma de transposição didática de conceitos de Física. A proposta de transposição didática foi elaborada tendo como ferramenta atividades experimentais investigativas em sala de aula de maneira contextualizada e interdisciplinar dos conteúdos abordados. Para analisar os resultados aplicamos três avaliações no sentido de verificar os aspectos quantitativos e qualitativos dos estudantes em relação a metodologia aplicada. Na avaliação quantitativa utilizamos uma análise de covariância para tratamento dos dados e, para avalição qualitativa, elaboramos um questionário com itens na escala Likert e submetemos os dados a um tratamento que facilitasse obter o grau de concordância para os itens da pesquisa. Como resultado desse trabalho, deixamos um produto educacional com uma sequência didática para que o professor possa aplicar essa metodologia em sala de aula. |
Abstract: | In this work, we present the results of a survey conducted in the classroom with students of the third year of high school about the use of bottle rockets PET12as a means of didactic transposition of the concepts of physics. The proposal of didactic transposition elaborated as a tool investigative experimental activity in the classroom so interdisciplinary contextualized and of the contents studied. To analyze the results, we apply three evaluations in order to verify the quantitative and qualitative aspects of the contents regarding the methodology applied. In the quantitative assessment, we used a covariance analysis to processing of data and for qualitative assessment, we applied a questionnaire with Likert items and this data to a treatment that would facilitate obtaining the degree of agreement to survey of the items. As a result of this work, we leave an educational product with a didactic sequence so that the teacher can apply this methodology in the classroom. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20437 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.