Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1665
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_LauroMaranhaoAiresNeto.pdf683,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Líderes de opinião no ambiente mediático : uma abordagem teórica no campo da Comunicação
Autor : Aires Neto, Lauro Maranhão
Orientador(es):: Duarte, Pedro David Russi
Assunto:: Comunicação
Sociedade de massa
Fecha de publicación : nov-2008
Citación : AIRES NETO, Lauro Maranhão. Líderes de opinião no ambiente mediático: uma abordagem teórica no campo da Comunicação. 2008. 68 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : Este trabalho se propõe a estudar a reconfiguração conceitual dos líderes de opinião na sociedade mediatizada. Partindo da idéia de que a sociedade mediatizada cria uma instância mediática sobreposta à instância social, propomos o conceito de líderes de opinião mediáticos. Esses líderes guardam matrizes dos líderes de opinião descobertos nos anos 40 (que inspiraram o modelo dos dois estágios de Lazarsfeld), mas ganham uma nova roupagem, baseada em novos contratos de leitura – por meio de estratégias enunciativas próprias, sistemas de retorno da informação e posicionamento comercial dos meios de comunicação. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work intends to study the conceptual reconfiguration of the opinion leaders in a media´s society. Starting from the idea of a media instance (superposed to the social instance), we consider the existence of the media´s opinion leaders concept. These leaders keep matrices of the discovered leaders of opinion in years 40 (that they had inspired the model of Lazarsfeld´s two-step flow), but gain a new outfit, established in new relations with the receivers – due to proper enunciative strategies, feedback information systems and commercial stands by media groups.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2008.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/1665/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.