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Titre: Sistema Jagunço : a dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro
Auteur(s): Arnt, Gustavo Abílio Galeno
Orientador(es):: Bastos, Hermenegildo José de Menezes
Assunto:: Regionalismo na literatura
Alencar, José de, 1829-1877 - crítica e interpretação
Ramos, Graciliano, 1892-1953 - crítica e interpretação
Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - crítica e interpretação
Crítica dialética
Date de publication: 25-jui-2014
Référence bibliographique: ARNT, Gustavo Abílio Galeno. Sistema Jagunço: a dialética entre homens provisórios e sujeitos da terra definitivos no romance regional brasileiro. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Résumé: Este trabalho consiste em um estudo acerca da dialética entre literatura e sociedade no romance regional brasileiro. Diacronicamente, são analisados os romances O sertanejo, de José de Alencar, S. Bernardo, de Graciliano Ramos, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O objetivo da tese é demonstrar de que modo, ao longo do tempo, os antagonismos sociais próprios do Brasil rural foram transfigurados esteticamente pelos romances cuja matéria se formou na experiência rural brasileira. As pesquisas apontaram que, no cerne desses romances, encontra-se formalizado o conflito entre proprietários e despossuídos, em torno do qual gravitam temas a ele relacionados, como amor, violência, trabalho, liberdade e favor. O embasamento teórico advém da tradição crítica materialista dialética, especialmente Antonio Candido, Roberto Schwarz e Raymond Williams. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work consists of a study about the dialectics between literature and society in the Brazilian regionalist novel. Diachronically, the novels analyzed are O Sertanejo, by José de Alencar, S. Bernardo, by Graciliano Ramos, and Grande Sertão: Veredas, by Guimarães Rosa. The objective of this thesis is to demonstrate in which manner, as time goes by, the social antagonisms that are typical of rural Brazil were transfigured aesthetically by the novels whose matter has been formed by the Brazilian rural experience. Researches have pointed out that, at the center of these novels, we find in artistic form the conflict between property owners and the dispossessed, and around that conflict we see gravitating the themes related to it, such as love, violence, labor, freedom and favor-exchanging. The theoretical basis comes from the tradition of the dialectic and materialist criticism, specially Antonio Candido, Roberto Schwarz and Raymond Williams.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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