http://repositorio.unb.br/handle/10482/15780
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPITULO_AtoladosTroupesFrouxasterrasInstáveis.pdf | 316,27 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Atolados : troupes frouxas, terras instáveis, topografias ambíguas : o fazer docente e da pesquisa em educação da cultura visual no centro-oeste brasileiro |
Auteur(s): | Tourinho, Irene Maria Fernandez Silva Silva Filho, Raimundo Martins Bezerra Júnior, Belidson Dias Martins, Alice Fátima Guimarães, Leda Maria de Barros |
Assunto:: | Professores - relações humanas Cultura visual Arte e educação Ensino a distância |
Date de publication: | 2010 |
Editeur: | APECV (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual) |
Référence bibliographique: | TOURINHO, Irene, et al. Atolados: troupes frouxas, terras instáveis, topografias ambíguas: o fazer docente e da pesquisa em educação da cultura visual no centro-oeste brasileiro. In: EÇA, Maria J. A. Pardiñas (Org.) et al. Desafios da educação artística em contextos ibero-americanos. Porto: APECV, 2010. p. 48-58. Disponível em: <http://miguelpachecogomes.weebly.com/uploads/2/9/1/4/2914916/desafios_da_educacao_artstica_em_contextos_ibero-americanos_-_aavv.pdf>. Acesso em: 30 maio 2014. |
Résumé: | Esta discussão intenta enfatizar o fazer investigativo e docente como aliados e motores de processos de construção de subjetividades que contribuam para o fortalecimento de sujeitos-agentes na transformação sócio-cultural da sociedade contemporânea. Os trabalhos do grupo dão relevância à práticas ‘frouxas’ - no sentido de não retesar ângulos de visão, métodos e interpretações; salientam a instabilidade dos sujeitos e seus engenhos poéticos e educativos e, também, sublinham a ambigüidade das funções e papéis de docentes e investigadores. Reunindo questões que representam desafios para o campo da educação da cultura visual, os autores refletem sobre a construção do currículo como arquiteturas instáveis, discutindo a expansão crescente e contínua de temas, eventos e manifestações que circundam e marcam o cotidiano de docentes e discentes nas instituições. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Licença:: | Todos os direitos reservados. Fonte: http://miguelpachecogomes.weebly.com/uploads/2/9/1/4/2914916/desafios_da_educacao_artstica_em_contextos_ibero-americanos_-_aavv.pdf. Acesso em: 30 maio 2014. |
Collection(s) : | Livros e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons