Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13401
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_MuriloAssisAlfaixMelo.pdf560,37 kBAdobe PDFView/Open
Title: O efeito do controle social sobre o seguimento de instruções
Authors: Melo, Murilo de Assis Alfaix
Orientador(es):: Abreu-Rodrigues, Josele
Assunto:: Comportamento - avaliação
Controle social
Issue Date: 24-Jun-2013
Citation: MELO, Murilo de Assis Alfaix. O efeito do controle social sobre o seguimento de instruções. 2013. x, 47 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: O presente estudo investigou o efeito do controle social sobre o seguimento de instruções. Estudantes universitários foram expostos a um esquema FI 15 s durante três condições experimentais que diferiam em termos da instrução fornecida: “DRL 15 s”, “DRL 7 s” e “DRL 3 s”. Com esses valores, a possibilidade de contato com a discrepância instrução-esquema aumentava no decorrer das condições. Os participantes realizavam a tarefa sozinhos (Grupo Controle), na presença de um colega de disciplina (Grupo Com Colega) ou na presença do experimentador (Grupo Com Experimentador). Para os participantes dos grupos Controle e Com Colega, o tempo entre respostas (IRT) foi constante e próximo a 15 s, a despeito das instruções; para os participantes do Grupo Com Experimentador, por outro lado, os IRTs foram similares aos valores descritos nas instruções. Esses resultados mostram uma redução na sensibilidade ao esquema em vigor quando o experimentador estava presente. Foi concluído que o controle social exercido por uma figura de autoridade pode favorecer o seguimento de instruções inacuradas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study investigated the effects of social control upon instruction following. College students were exposed to an FI 15 s schedule during three experimental conditions which differed in terms of the instructions: “DRL 15 s”, “DRL 7 s” and “DRL 3 s”. With those values, the likelihood of contact with the instruction-schedule discrepancy increased across conditions. The participants performed the task alone (Control Group), in the presence of a classmate (With Classmate Group) or in the presence of the experimenter (With Experimenter Group). For the participants in the Control and With Classmate groups, the time between responses (IRT) was constant and close to 15 s, despite of the instructions; for the participants in the Experimenter Group, on the other hand, the IRTs were similar to the values described by the instructions. These results show a reduction in schedule-sensitivity when the experimenter was present. It was concluded that the social control exerted by an authority figure might favor following inaccurate instructions.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/13401/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.