http://repositorio.unb.br/handle/10482/1053
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTACAO_2008_DeniseTamaeBorgesSato.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentos |
Autor(es): | Sato, Denise Tamaê Borges |
Orientador(es): | Magalhães, Maria Izabel Santos |
Assunto: | Educação especial Síndrome de Down Letramento Discurso |
Data de publicação: | 2008 |
Data de defesa: | 2008 |
Referência: | SATO, Denise Tamaê Borges. A inclusão da pessoa com síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumo: | Neste trabalho analiso a prática social de letramento inclusivo de pessoas com Síndrome de
Down. Como base teórica, adotamos a Teoria Social do Letramento (Street, 1984, 1995; Barton
1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivanic, 2000) e a Teoria Social do Discurso
(Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairchloug, 2003) e como metodologia a Etnografia e a ADTO
(Fairclough, 2003). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Região Administrativa de
Brasília, durante os períodos de outubro, novembro e dezembro de 2007 e fevereiro e março de
2008. O modelo para a inserção de crianças e jovens com deficiência no sistema educacional
público oscila entre a integração e a inclusão. Esses modelos repercutem nas representações
sociais da deficiência e dos/as professores/as e alteram as práticas sociais. Ao considerarmos os
letramentos como prática social entendemos que os discursos e as identidades são formados na
interação com a cultura escrita e com a atividade que é desenvolvida pelos/as múltiplos atores.
Assim, ao buscarmos as identidades docentes e os discursos na inclusão propomos o estudo dos
mecanismos que produzem os sentidos nessa prática, as implicações na articulação do Ensino
Regular ao Ensino Especial e a repercussão dos discursos e das práticas na manutenção das
ideologias (Thompson, 1995). Obtivemos como resultados que ideologias econômicas orientam a
prática educacional, que os discursos da Educação Especial marcam as identidades docentes de
professores e professoras; que em contato com a prática de letramento inclusivo novos valores
emergem no contexto escolar voltados para a valorização do ser humano e por fim, que a inclusão
de pessoas com Síndrome de Down e das pessoas com deficiência de um modo geral no DF está
baseada primordialmente no papel docente, gerando dúvidas e angústias nestes/as profissionais.
____________________________________________________________________________________ ABSTRACT In this study, the social practice related to inclusive literacy for persons with Down Syndrome is considered. The study is based theoretically upon the Social Theory of Literacy (Street, 1984, 1995; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivanic, 2000) and the Social Theory of Discourse (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003). For the methodology, Ethnography and TODA are applied (Fairclough, 2003). The research was conducted at a public school in Brasília’s Federal District during the periods October, November and December, 2007 and February and March, 2008. The model for introducing children and young people with special needs into the public education system varies between integration and inclusion. These models have repercussions regarding the social representations of special needs and teachers as well as alter social practices. In considering literacies as social practice, it is understood that discourses and identities are formed through written culture and activity developed by multiple actors. Thus, in looking at teacher identities and discourses in inclusion, we propose the study of mechanisms that produce meanings in this practice, the implications in articulating Regular Education with Special Education and the impact of discourses and practices in maintaining ideologies (Thompson, 1995). Results indicated that economic ideologies direct educational practice. At the same time, Special Education discourses mark teacher identities. Further, through inclusive literacy practice, new values emerge in the school context, geared towards valuing humanity. Finally, the inclusion of Down Syndrome persons as well as those in general with special needs in the Federal District is based mainly on the teacher’s role and this generates doubts and anxieties for the same. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.