Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1053
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_2008_DeniseTamaeBorgesSato.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Maria Izabel Santos-
dc.contributor.authorSato, Denise Tamaê Borges-
dc.date.accessioned2008-11-24T13:37:30Z-
dc.date.available2008-11-24T13:37:30Z-
dc.date.created2008-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationSATO, Denise Tamaê Borges. A inclusão da pessoa com síndrome de Down: identidades docentes, discursos e letramentos. 2008. 149 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1053-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2008.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analiso a prática social de letramento inclusivo de pessoas com Síndrome de Down. Como base teórica, adotamos a Teoria Social do Letramento (Street, 1984, 1995; Barton 1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivanic, 2000) e a Teoria Social do Discurso (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairchloug, 2003) e como metodologia a Etnografia e a ADTO (Fairclough, 2003). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Região Administrativa de Brasília, durante os períodos de outubro, novembro e dezembro de 2007 e fevereiro e março de 2008. O modelo para a inserção de crianças e jovens com deficiência no sistema educacional público oscila entre a integração e a inclusão. Esses modelos repercutem nas representações sociais da deficiência e dos/as professores/as e alteram as práticas sociais. Ao considerarmos os letramentos como prática social entendemos que os discursos e as identidades são formados na interação com a cultura escrita e com a atividade que é desenvolvida pelos/as múltiplos atores. Assim, ao buscarmos as identidades docentes e os discursos na inclusão propomos o estudo dos mecanismos que produzem os sentidos nessa prática, as implicações na articulação do Ensino Regular ao Ensino Especial e a repercussão dos discursos e das práticas na manutenção das ideologias (Thompson, 1995). Obtivemos como resultados que ideologias econômicas orientam a prática educacional, que os discursos da Educação Especial marcam as identidades docentes de professores e professoras; que em contato com a prática de letramento inclusivo novos valores emergem no contexto escolar voltados para a valorização do ser humano e por fim, que a inclusão de pessoas com Síndrome de Down e das pessoas com deficiência de um modo geral no DF está baseada primordialmente no papel docente, gerando dúvidas e angústias nestes/as profissionais. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractIn this study, the social practice related to inclusive literacy for persons with Down Syndrome is considered. The study is based theoretically upon the Social Theory of Literacy (Street, 1984, 1995; Barton, 1994; Barton & Hamilton, 1998; Barton, Hamilton & Ivanic, 2000) and the Social Theory of Discourse (Chouliaraki & Fairclough, 1999; Fairclough, 2003). For the methodology, Ethnography and TODA are applied (Fairclough, 2003). The research was conducted at a public school in Brasília’s Federal District during the periods October, November and December, 2007 and February and March, 2008. The model for introducing children and young people with special needs into the public education system varies between integration and inclusion. These models have repercussions regarding the social representations of special needs and teachers as well as alter social practices. In considering literacies as social practice, it is understood that discourses and identities are formed through written culture and activity developed by multiple actors. Thus, in looking at teacher identities and discourses in inclusion, we propose the study of mechanisms that produce meanings in this practice, the implications in articulating Regular Education with Special Education and the impact of discourses and practices in maintaining ideologies (Thompson, 1995). Results indicated that economic ideologies direct educational practice. At the same time, Special Education discourses mark teacher identities. Further, through inclusive literacy practice, new values emerge in the school context, geared towards valuing humanity. Finally, the inclusion of Down Syndrome persons as well as those in general with special needs in the Federal District is based mainly on the teacher’s role and this generates doubts and anxieties for the same.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA inclusão da pessoa com síndrome de Down : identidades docentes, discursos e letramentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação especialpt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Downpt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordDiscursopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.