Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/53969
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
VictorOliveiraTibau_TESE.pdf1,34 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Complexity and foreign policy : a prototype of foreign policy planning amid uncertainty
Autre(s) titre(s): Complexidade e política externa : um protótipo de planejamento de política externa em meio à incerteza
Auteur(s): Tibau, Victor Oliveira
Orientador(es):: Farias, Rogério de Souza
Assunto:: Sistemas adaptativos complexos
Planejamento de política externa
Instituições adaptativas
Incerteza
Plataformas digitais
Diplomacia internacional
Design instrucional
Novas tecnologias digitais
Date de publication: 9-fév-2026
Référence bibliographique: TIBAU, Victor Oliveira. Complexity and foreign policy: a prototype of foreign policy planning amid uncertainty. 2025. 170 f. Tese (Doutorado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Esta tese examina como os Estados podem planejar sua política externa em um ambiente internacional cada vez mais definido pela incerteza e pela imprevisibilidade. O argumento fundamental é que o sistema internacional é um sistema complexo-adaptativo, no qual abordagens lineares e mecanicistas de planejamento são inadequadas. Com base no arcabouço conceitual da complexidade, esta tese propõe uma abordagem alternativa para o planejamento da política externa que incorpora explicitamente a imprevisibilidade e a mudança como características permanentes da política internacional. A análise desenvolve-se em quatro etapas principais. Primeiro, são estabelecidos os fundamentos conceituais segundo os quais o sistema internacional é complexo-adaptativo e processos contemporâneos (sobretudo a ascensão da China e a difusão de novas tecnologias da informação) estão aprofundando essa complexidade. Segundo, desenvolve um modelo geral de “design institucional complexo”, fundamentado nos princípios de diversidade e emergência, como forma de organizar a tomada de decisão sob incerteza profunda. Terceiro, aplica este modelo ao campo da política externa, questionando e reformulando o conceito de interesse nacional e redefinindo o papel dos Ministérios das Relações Exteriores como orquestradores e curadores dentro de um ambiente baseado em plataformas. Por fim, apresenta um protótipo de planejamento de política externa conscientemente projetado para aproveitar a complexidade por meio de ampla participação digital e formulação adaptativa de políticas. A tese conclui que o planejamento no século XXI não pode depender da previsão ou do desejo de exercer controle, como tradicionalmente ocorria, mas deve basear-se na adaptação, na iteração e na inclusão. Ao reconceituar o planejamento como um processo de aprendizado e tradução coletiva, argumenta que os Estados podem transformar a incerteza de uma limitação em uma fonte de resiliência e vantagem estratégica. O protótipo proposto oferece, assim, uma contribuição tanto conceitual quanto prática ao emergente campo de estudos de política externa a partir da complexidade.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/53969/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.