Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53966
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MateusFurtadoAndrade_DISSERT.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A resposta estadunidense ao 11 de setembro : a guerra ao terror e a imposição de regime democrático no Afeganistão
Autor(es): Andrade, Mateus Furtado
Orientador(es): Rocha, Antônio Jorge Ramalho da
Assunto: Política externa - Estados Unidos
Terrorismo
Rastreamento de processo
Afeganistão
Mudança de regime político
Data de publicação: 9-fev-2026
Referência: ANDRADE, Mateus Furtado. A resposta estadunidense ao 11 de setembro: a guerra ao terror e a imposição de regime democrático no afeganistão. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente trabalho busca entender, por meio de process tracing, a resposta americana aos ataques de 11 de Setembro e o fracasso na implementação de um regime estável no Afeganistão. Argumenta-se que a política externa americana afastou-se dos princípios realistas, de modo que algumas decisões podem ser consideradas irracionais. O maior exemplo disso foi a Guerra Global ao Terror, uma agenda de combate ao terrorismo que implicou o aumento de intervenções desnecessárias no Oriente Médio, iniciada com a Guerra do Afeganistão, e o agravamento do problema do terrorismo. Entre as razões para o favorecimento do uso da força em detrimento da diplomacia e do balanço de poder, estão os interesses dos grupos que compõem o Complexo Industrial Militar e a necessidade de construir um novo inimigo público. Evidencia-se também que essa política prejudicou a criação de objetivos estratégicos claros na guerra e na reconstrução do Afeganistão.
Abstract: The present work seeks to understand, through process tracing, the American response to the 9/11 attacks and the failure to implement a stable democratic regime in Afghanistan. It argues that American foreign policy deviated from realist principles, so that some decisions can be considered irrational. The greatest example of this was the Global War on Terror, a counter-terrorism agenda that implied an increase in unnecessary interventions in the Middle East, beginning with the War in Afghanistan, and the worsening of the terror problem. Among the reasons for favoring the use of force over diplomacy and the balance of power are the interests of the groups that make up the Military Industrial Complex and their need to build a new public enemy, against which American foreign policy was to be redirected. It also shows that this policy undermined the creation of clear strategic objectives in the war and reconstruction of Afghanistan.
Unidade Acadêmica: Instituto de Relações Internacionais (IREL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.