Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/53305
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2025_ThaisCristinaDaSilva_TESE.pdf1,63 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Do ser poeta : um estudo dos caminhos da poesia de Conceição Evaristo e Sophia de Mello Breyner Andresen
Auteur(s): Silva, Thais Cristina da
Orientador(es):: Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima
Assunto:: Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação
Poesia brasileira
Poesia portuguesa
Date de publication: 1-déc-2025
Référence bibliographique: SILVA, Thais Cristina da. Do ser poeta: um estudo dos caminhos da poesia de Conceição Evaristo e Sophia de Mello Breyner Andresen. 2025. 191 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Este trabalho analisa o projeto estético-político da poesia da escritora brasileira Conceição Evaristo e da autora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen com base nos caminhos mar e cidade que as respectivas vozes líricas atravessam em suas poéticas. A tese defende que a voz lírica dessas subjetividades poéticas se constrói numa unidade inicial, o mar, e atravessa percursos distintos de composição e significações a partir do que a imagem recorrente dos oceanos representa: na tradição portuguesa, a completude do ser navegante, marco simbólico de uma nação, e, na matriz afrodiaspórica, a irrupção do tráfico transatlântico de povos escravizados. Ao trabalharmos com o gênero lírico, tomamos como referência teórica os apontamento de György Lukács, e sua defesa de que o sujeito lírico se constitui como sujeito ativo, sendo sua subjetividade nascente mediante sua ação criadora, como também a perspectiva do francês Michel Collot, ao objetar sobre o enclausuramento da lírica à esfera da subjetividade passiva, enxergando a emoção como movimento de exteriorização ao mundo. Sendo o gênero lírico centro dessa proclamada subjetividade, a pesquisa debruçou-se em entender o processo de formação da sensibilidade humana, tendo por base o pensamento filosófico de Karl Marx e, em contraponto, os saberes e subjetividades negros, silenciados e negados pelo eurocentrismo e pelo racismo. Participam dessa discussão a visão crítica e teórica de Franz Fanon, Grada Kilomba, Sueli Carneiro, Neusa Santos Souza. As especificidades da lírica moderna entram em debate, sobretudo no que toca a cisão mundo-poeta dentro de uma tradição da literatura europeia e a contraface ao papel de resistência e reexistência, com a inerência de um nós poético que permeia a poesia afro-latino-americana. Nessa discussão, entre consonâncias e divergências, entram em diálogo os estudos de Theodor Adorno, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Audre Lorde e o pensamento teórico sobre literatura de Conceição Evaristo. Compõem o corpus de nosso trabalho poemas selecionados de Sophia Mello Breyner Andresen, presentes nos livros Dia do mar (1947) e Mar novo (1958) e do livro de poemas de Conceição Evaristo, Poemas da recordação e outros movimentos (2017). A análise dos poemas selecionados permitiu concluir que, na poesia de Conceição Evaristo e Sophia M. B. Andresen, essas vozes líricas estão em processo ativo de construção. À medida que perfazem seus caminhos e descaminhos por mares, terras e adjacências, refletidamente, firmam seu canto e projetam um ideário político-social de coletivo/nação.
Abstract: This work analyzes the aesthetic-political project of the poetry of the Brazilian writer Conceição Evaristo and the Portuguese author Sophia de Mello Breyner Andresen based on the sea and city paths that the respective lyrical voices cross in their poetics. The thesis argues that the lyrical voice of these poetic subjectivities is built in an initial unit, the sea, and crosses different paths of composition and meanings from what the recurrent image of the oceans represents: in the Portuguese tradition, the completeness of the navigational being, symbolic landmark of a nation, and, in the Afro-Diasporic matrix, the irruption of the transatlantic traffic of enslaved peoples. When working with the lyrical genre, we take as theoretical reference the notes of György Lukács and his defense that the lyrical subject is constituted as an active subject, being its nascent subjectivity through its creative action, as well as the perspective of the French Michel Collot, when objecting to the enclosure of the lyric to the sphere of passive subjectivity, seeing emotion as a movement of externalization to the world. As the lyrical genre is the center of this proclaimed subjectivity, the research focused on understanding the process of formation of human sensitivity, based on the philosophical thought of Karl Marx and, in contrast, the black knowledge and subjectivities, silenced and denied by Eurocentrism and racism. Participate in this discussion the critical and theoretical vision of Frantz Fanon, Grada Kilomba, Sueli Carneiro and Neusa Santos Souza. The specificities of modern lyric enter into debate, especially with regard to the split world-poet within a tradition of European literature and, in contrast, the role of resistance and re-existence, with the inherent of a poetic we that permeates afro-Latin American poetry. In this discussion, between consonances and divergences, the studies of Theodor Adorno, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Audre Lorde and the theoretical thought on literature of Conceição Evaristo enter into dialogue. The corpus of our work is composed of selected poems by Sophia Mello Breyner Andresen, present in the books Dia do mar (1947) and Mar novo (1958) and the poems book by Conceição Evaristo, Poemas da recordação e outros movimentos (2017). The analysis of the selected poems allowed us to conclude that, in the poetry of Conceição Evaristo and Sophia M. B. Andresen, these lyrical voices are in the active process of construction. As they make their paths and missteps by seas, lands and adjacencies, reflectively, firm their song and project a political-social ideology of collective/nation.
Résumé: Cet ouvrage analyse le projet esthétique et politique de la poésie de l'écrivaine brésilienne Conceição Evaristo et de l’auteure portugaise Sophia de Mello Breyner Andresen à partir des chemins maritimes et urbains que leurs voix lyriques parcourent dans leurs poétiques. La thèse soutient que la voix lyrique de ces subjectivités aussi poétiques se construit dans une unité initiale, la mer, et traverse différents chemins de composition et de significations en fonction de ce que représente l’image récurrente des océans : dans la tradition portugaise, la complétude de l’être navigant, repère symbolique d’une nation, et, dans la matrice afro-diasporique, l’irruption du trafic transatlantique des peuples asservis. Lorsque nous travaillons avec le genre lyrique, nous prenons comme référence théorique les notes de György Lukács et sa défense selon laquelle le sujet lyrique est constitué comme un sujet actif, dont la subjectivité naît de son action créatrice, ainsi que la perspective du français Michel Collot, qui s’oppose à l'enfermement du lyrique dans la sphère de la subjectivité passive, considérant l’émotion comme un mouvement d’extériorisation au monde. Le genre lyrique étant au centre de cette subjectivité proclamée, la recherche s’est concentrée sur la compréhension du processus de formation de la sensibilité humaine, à partir de la pensée philosophique de Karl Marx et, en contrepoint, des connaissances et des subjectivités noires, réduites au silence et niées par l’eurocentrisme et le racisme. La vision critique et théorique de Franz Fanon, Grada Kilomba, Sueli Carneiro, Neusa Santos Souza participe à cette discussion. Les spécificités de la lyrique moderne entrent en débat, surtout lorsqu’il s’agit de la fracture du poète-monde au sein d’une tradition littéraire européenne et, en contrepoint, du rôle de la résistance et de la réexistence, avec l’hérédité d’un nœud poétique qui imprègne la poésie afro-latino-américaine. Dans cette discussion, entre consonances et divergences, les études de Theodor Adorno, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Audre Lorde et la pensée théorique sur la littérature de Conceição Evaristo entrent en dialogue. Le corpus de notre travail comprend des poèmes sélectionnés de Sophia Mello Breyner Andresen, présents dans les livres Dia do mar (1947) et Mar novo (1958) et du recueil de poèmes de Conceição Evaristo, Poemas da Recordação e outros movimentos (2017). L’analyse des poèmes sélectionnés nous a permis de conclure que, dans la poésie de Conceição Evaristo et Sophia M. B. Andresen, ces voix lyriques sont dans un processus actif de construction. En parcourant les mers, les terres et les environs, ils établissent par réflexe leur chant et projettent une idéologie politico-sociale de collectif/nation.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/53305/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.