| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Barbosa, Adriana de Fátima Alexandrino Lima | - |
| dc.contributor.author | Silva, Thais Cristina da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T15:13:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T15:13:35Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-01 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-26 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Thais Cristina da. Do ser poeta: um estudo dos caminhos da poesia de Conceição Evaristo e Sophia de Mello Breyner Andresen. 2025. 191 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53305 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho analisa o projeto estético-político da poesia da escritora brasileira Conceição
Evaristo e da autora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen com base nos caminhos
mar e cidade que as respectivas vozes líricas atravessam em suas poéticas. A tese defende que
a voz lírica dessas subjetividades poéticas se constrói numa unidade inicial, o mar, e atravessa
percursos distintos de composição e significações a partir do que a imagem recorrente dos
oceanos representa: na tradição portuguesa, a completude do ser navegante, marco simbólico
de uma nação, e, na matriz afrodiaspórica, a irrupção do tráfico transatlântico de povos
escravizados. Ao trabalharmos com o gênero lírico, tomamos como referência teórica os
apontamento de György Lukács, e sua defesa de que o sujeito lírico se constitui como sujeito
ativo, sendo sua subjetividade nascente mediante sua ação criadora, como também a perspectiva
do francês Michel Collot, ao objetar sobre o enclausuramento da lírica à esfera da subjetividade
passiva, enxergando a emoção como movimento de exteriorização ao mundo. Sendo o gênero
lírico centro dessa proclamada subjetividade, a pesquisa debruçou-se em entender o processo
de formação da sensibilidade humana, tendo por base o pensamento filosófico de Karl Marx e,
em contraponto, os saberes e subjetividades negros, silenciados e negados pelo eurocentrismo
e pelo racismo. Participam dessa discussão a visão crítica e teórica de Franz Fanon, Grada
Kilomba, Sueli Carneiro, Neusa Santos Souza. As especificidades da lírica moderna entram em
debate, sobretudo no que toca a cisão mundo-poeta dentro de uma tradição da literatura europeia
e a contraface ao papel de resistência e reexistência, com a inerência de um nós poético que
permeia a poesia afro-latino-americana. Nessa discussão, entre consonâncias e divergências,
entram em diálogo os estudos de Theodor Adorno, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Audre
Lorde e o pensamento teórico sobre literatura de Conceição Evaristo. Compõem o corpus de
nosso trabalho poemas selecionados de Sophia Mello Breyner Andresen, presentes nos livros
Dia do mar (1947) e Mar novo (1958) e do livro de poemas de Conceição Evaristo, Poemas da
recordação e outros movimentos (2017). A análise dos poemas selecionados permitiu concluir
que, na poesia de Conceição Evaristo e Sophia M. B. Andresen, essas vozes líricas estão em
processo ativo de construção. À medida que perfazem seus caminhos e descaminhos por mares,
terras e adjacências, refletidamente, firmam seu canto e projetam um ideário político-social de
coletivo/nação. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Do ser poeta : um estudo dos caminhos da poesia de Conceição Evaristo e Sophia de Mello Breyner Andresen | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Poesia brasileira | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Poesia portuguesa | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This work analyzes the aesthetic-political project of the poetry of the Brazilian writer Conceição
Evaristo and the Portuguese author Sophia de Mello Breyner Andresen based on the sea and
city paths that the respective lyrical voices cross in their poetics. The thesis argues that the
lyrical voice of these poetic subjectivities is built in an initial unit, the sea, and crosses different
paths of composition and meanings from what the recurrent image of the oceans represents: in
the Portuguese tradition, the completeness of the navigational being, symbolic landmark of a
nation, and, in the Afro-Diasporic matrix, the irruption of the transatlantic traffic of enslaved
peoples. When working with the lyrical genre, we take as theoretical reference the notes of
György Lukács and his defense that the lyrical subject is constituted as an active subject, being
its nascent subjectivity through its creative action, as well as the perspective of the French
Michel Collot, when objecting to the enclosure of the lyric to the sphere of passive subjectivity,
seeing emotion as a movement of externalization to the world. As the lyrical genre is the center
of this proclaimed subjectivity, the research focused on understanding the process of formation
of human sensitivity, based on the philosophical thought of Karl Marx and, in contrast, the black
knowledge and subjectivities, silenced and denied by Eurocentrism and racism. Participate in
this discussion the critical and theoretical vision of Frantz Fanon, Grada Kilomba, Sueli
Carneiro and Neusa Santos Souza. The specificities of modern lyric enter into debate, especially
with regard to the split world-poet within a tradition of European literature and, in contrast, the
role of resistance and re-existence, with the inherent of a poetic we that permeates afro-Latin
American poetry. In this discussion, between consonances and divergences, the studies of
Theodor Adorno, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz, Audre Lorde and the theoretical thought
on literature of Conceição Evaristo enter into dialogue. The corpus of our work is composed of
selected poems by Sophia Mello Breyner Andresen, present in the books Dia do mar (1947)
and Mar novo (1958) and the poems book by Conceição Evaristo, Poemas da recordação e
outros movimentos (2017). The analysis of the selected poems allowed us to conclude that, in
the poetry of Conceição Evaristo and Sophia M. B. Andresen, these lyrical voices are in the
active process of construction. As they make their paths and missteps by seas, lands and
adjacencies, reflectively, firm their song and project a political-social ideology of
collective/nation. | pt_BR |
| dc.description.abstract3 | Cet ouvrage analyse le projet esthétique et politique de la poésie de l'écrivaine brésilienne
Conceição Evaristo et de l’auteure portugaise Sophia de Mello Breyner Andresen à partir des
chemins maritimes et urbains que leurs voix lyriques parcourent dans leurs poétiques. La thèse
soutient que la voix lyrique de ces subjectivités aussi poétiques se construit dans une unité
initiale, la mer, et traverse différents chemins de composition et de significations en fonction de
ce que représente l’image récurrente des océans : dans la tradition portugaise, la complétude de
l’être navigant, repère symbolique d’une nation, et, dans la matrice afro-diasporique, l’irruption
du trafic transatlantique des peuples asservis. Lorsque nous travaillons avec le genre lyrique,
nous prenons comme référence théorique les notes de György Lukács et sa défense selon
laquelle le sujet lyrique est constitué comme un sujet actif, dont la subjectivité naît de son action
créatrice, ainsi que la perspective du français Michel Collot, qui s’oppose à l'enfermement du
lyrique dans la sphère de la subjectivité passive, considérant l’émotion comme un mouvement
d’extériorisation au monde. Le genre lyrique étant au centre de cette subjectivité proclamée, la
recherche s’est concentrée sur la compréhension du processus de formation de la sensibilité
humaine, à partir de la pensée philosophique de Karl Marx et, en contrepoint, des connaissances
et des subjectivités noires, réduites au silence et niées par l’eurocentrisme et le racisme. La
vision critique et théorique de Franz Fanon, Grada Kilomba, Sueli Carneiro, Neusa Santos
Souza participe à cette discussion. Les spécificités de la lyrique moderne entrent en débat,
surtout lorsqu’il s’agit de la fracture du poète-monde au sein d’une tradition littéraire
européenne et, en contrepoint, du rôle de la résistance et de la réexistence, avec l’hérédité d’un
nœud poétique qui imprègne la poésie afro-latino-américaine. Dans cette discussion, entre
consonances et divergences, les études de Theodor Adorno, Alfonso Berardinelli, Octavio Paz,
Audre Lorde et la pensée théorique sur la littérature de Conceição Evaristo entrent en dialogue.
Le corpus de notre travail comprend des poèmes sélectionnés de Sophia Mello Breyner
Andresen, présents dans les livres Dia do mar (1947) et Mar novo (1958) et du recueil de
poèmes de Conceição Evaristo, Poemas da Recordação e outros movimentos (2017). L’analyse
des poèmes sélectionnés nous a permis de conclure que, dans la poésie de Conceição Evaristo
et Sophia M. B. Andresen, ces voix lyriques sont dans un processus actif de construction. En
parcourant les mers, les terres et les environs, ils établissent par réflexe leur chant et projettent
une idéologie politico-sociale de collectif/nation. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|