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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/53304
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Titre: “Isso é aula de literatura?” : oficinas literárias encontros e descobertas em duas escolas públicas de ensino médio em Manacapuru-AM
Auteur(s): Santos, Silvana Rossélia Monteiro dos
Orientador(es):: Pereira, Danglei de Castro
Assunto:: Ensino de literatura
Formação de leitores
Amazonas (Estado)
Ensino médio
Date de publication: 1-déc-2025
Référence bibliographique: SANTOS, Silvana Rossélia Monteiro dos. “Isso é aula de literatura?”: oficinas literárias encontros e descobertas em duas escolas públicas de ensino médio em Manacapuru-AM. 2025. 249 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: A literatura é o uso da palavra como ferramenta para expressar o mundo sob um ponto de vista subjetivo expresso por meio ficcional. Dada a sua importância para a formação do leitor, o presente estudo surge para verificar no contexto da sala de aula de duas escolas públicas em Manacapuru (AM) os aspectos relacionados ao ensino de literatura no Ensino Médio a partir do que os documentos reguladores preveem sobre a literatura e a formação do leitor no contexto do Amazonas, visto que faltam estudos sobre isso nessa região do país. A partir da noção de leitor comum de Virgínia Woolf (2007), as oficinas literárias propostas tiveram como enfoque a formação desse leitor, oferecendo aos estudantes o contato com os textos literários na sua integralidade e de forma lúdica. Ou seja, através de uma conversa informal, ilustraram ou escreveram as suas impressões de leitor sem a exigência de apresentar uma resposta pronta, formal, assim, leram, compartilharam e produziram seus próprios textos. Nas oficinas, utilizou-se a Metodologia Linear de Leitura Literária, proposta por Danglei Pereira (2020), realizando-se a leitura oral do texto de forma linear e completa do texto pela docente. Na realização da pesquisa, o método de investigação foi a abordagem qualitativa que teve, como instrumentos, a pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa de campo com observação das aulas de literatura e a aplicação das oficinas com a Metodologia Linear durante as Oficinas literárias: encontros e descobertas. No capítulo 1, foram revisitados os conceitos de leitura e a importância da leitura literária em sala de aula. No capítulo 2, realizou-se uma análise dos documentos oficiais sobre ensino de leitura e a leitura literária, destacando que eles abordam esse ensino de maneira geral, abrangente, sem destacar as especificidades do literário no Ensino Médio. Ainda, verificou-se que o conceito de juventude(s) presente nos documentos pauta-se no de Karl Manheim (1961), para quem a juventude deve ser vista dentro da sua realidade social, econômica e cultural, portanto geracional. No capítulo 3, foram apresentados os componentes da pesquisa, a necessidade de valorizar a literatura oral, os mitos dos povos tradicionais que constituem a identidade do amazonense e, no último capítulo, realizou-se a análise dos textos produzidos pelos alunos nas oficinas, os quais confirmam a hipótese de que os jovens estudantes do Ensino Médio leem e gostam de ler textos literários na interação com os textos por meio da leitura, escrita e do compartilhamento de uma forma lúdica.
Abstract: Literature uses words as a tool to express the world from a subjective perspective, often conveyed through fiction. Given its importance in shaping the reader's development, this study aims to investigate the teaching of literature in the classroom context of two public schools in Manacapuru (AM). The research focuses on aspects related to the teaching of literature in secondary education, based on the guidelines outlined in regulatory documents regarding literature and reader formation in the Amazonas region, an area with a lack of studies on this subject. Drawing on Virginia Woolf’s (2007) concept of the "common reader," the literary workshops proposed in this study sought to foster the development of such a reader by offering students access to entire literary texts in a playful and engaging manner. In these workshops, students were encouraged to share their impressions of the texts through informal discussions or creative writing, without the pressure of providing a structured response. This approach allowed students to read, share, and produce their own texts. The workshops employed the Linear Methodology of Literary Reading, as proposed by Danglei Pereira (2020), in which the teacher read the text aloud in a complete and linear manner. The research used a qualitative approach, including bibliographic and documentary research, field observation of literature classes, and the application of workshops using the chosen methodology, titled Literary Workshops: Encounters and Discoveries. Chapter 1 revisits the concepts of reading and the importance of literary reading in the classroom. Chapter 2 analyzes official documents on literature teaching and literary reading, highlighting their general approach to education without addressing the specificities of literary teaching at the secondary school level. It also explores the concept of youth in these documents, drawing on Karl Mannheim’s (1961) notion of youth as a social, economic, and cultural reality, inherently generational. Chapter 3 presents the components of the research and emphasizes the importance of valuing oral literature and the myths of indigenous peoples, which are central to the identity of the people of Amazonas. The final chapter analyzes the texts produced by students during the workshops, confirming the hypothesis that high school students engage with and enjoy reading literary texts when given the opportunity to interact with them through reading, writing, and shared playful activities.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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