| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
| dc.contributor.author | Santos, Silvana Rossélia Monteiro dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-01T15:02:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-01T15:02:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-01 | - |
| dc.date.submitted | 2025-01-31 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Silvana Rossélia Monteiro dos. “Isso é aula de literatura?”: oficinas literárias encontros e descobertas em duas escolas públicas de ensino médio em Manacapuru-AM. 2025. 249 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53304 | - |
| dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A literatura é o uso da palavra como ferramenta para expressar o mundo sob um ponto
de vista subjetivo expresso por meio ficcional. Dada a sua importância para a
formação do leitor, o presente estudo surge para verificar no contexto da sala de aula
de duas escolas públicas em Manacapuru (AM) os aspectos relacionados ao ensino
de literatura no Ensino Médio a partir do que os documentos reguladores preveem
sobre a literatura e a formação do leitor no contexto do Amazonas, visto que faltam
estudos sobre isso nessa região do país. A partir da noção de leitor comum de Virgínia
Woolf (2007), as oficinas literárias propostas tiveram como enfoque a formação desse
leitor, oferecendo aos estudantes o contato com os textos literários na sua
integralidade e de forma lúdica. Ou seja, através de uma conversa informal, ilustraram
ou escreveram as suas impressões de leitor sem a exigência de apresentar uma
resposta pronta, formal, assim, leram, compartilharam e produziram seus próprios
textos. Nas oficinas, utilizou-se a Metodologia Linear de Leitura Literária, proposta por
Danglei Pereira (2020), realizando-se a leitura oral do texto de forma linear e completa
do texto pela docente. Na realização da pesquisa, o método de investigação foi a
abordagem qualitativa que teve, como instrumentos, a pesquisa bibliográfica e
documental, a pesquisa de campo com observação das aulas de literatura e a
aplicação das oficinas com a Metodologia Linear durante as Oficinas literárias:
encontros e descobertas. No capítulo 1, foram revisitados os conceitos de leitura e a
importância da leitura literária em sala de aula. No capítulo 2, realizou-se uma análise
dos documentos oficiais sobre ensino de leitura e a leitura literária, destacando que
eles abordam esse ensino de maneira geral, abrangente, sem destacar as
especificidades do literário no Ensino Médio. Ainda, verificou-se que o conceito de
juventude(s) presente nos documentos pauta-se no de Karl Manheim (1961), para
quem a juventude deve ser vista dentro da sua realidade social, econômica e cultural,
portanto geracional. No capítulo 3, foram apresentados os componentes da pesquisa,
a necessidade de valorizar a literatura oral, os mitos dos povos tradicionais que
constituem a identidade do amazonense e, no último capítulo, realizou-se a análise
dos textos produzidos pelos alunos nas oficinas, os quais confirmam a hipótese de
que os jovens estudantes do Ensino Médio leem e gostam de ler textos literários na
interação com os textos por meio da leitura, escrita e do compartilhamento de uma
forma lúdica. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | “Isso é aula de literatura?” : oficinas literárias encontros e descobertas em duas escolas públicas de ensino médio em Manacapuru-AM | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino de literatura | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Formação de leitores | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Amazonas (Estado) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Literature uses words as a tool to express the world from a subjective perspective,
often conveyed through fiction. Given its importance in shaping the reader's
development, this study aims to investigate the teaching of literature in the classroom
context of two public schools in Manacapuru (AM). The research focuses on aspects
related to the teaching of literature in secondary education, based on the guidelines
outlined in regulatory documents regarding literature and reader formation in the
Amazonas region, an area with a lack of studies on this subject. Drawing on Virginia
Woolf’s (2007) concept of the "common reader," the literary workshops proposed in
this study sought to foster the development of such a reader by offering students
access to entire literary texts in a playful and engaging manner. In these workshops,
students were encouraged to share their impressions of the texts through informal
discussions or creative writing, without the pressure of providing a structured response.
This approach allowed students to read, share, and produce their own texts. The
workshops employed the Linear Methodology of Literary Reading, as proposed by
Danglei Pereira (2020), in which the teacher read the text aloud in a complete and
linear manner. The research used a qualitative approach, including bibliographic and
documentary research, field observation of literature classes, and the application of
workshops using the chosen methodology, titled Literary Workshops: Encounters and
Discoveries. Chapter 1 revisits the concepts of reading and the importance of literary
reading in the classroom. Chapter 2 analyzes official documents on literature teaching
and literary reading, highlighting their general approach to education without
addressing the specificities of literary teaching at the secondary school level. It also
explores the concept of youth in these documents, drawing on Karl Mannheim’s (1961)
notion of youth as a social, economic, and cultural reality, inherently generational.
Chapter 3 presents the components of the research and emphasizes the importance
of valuing oral literature and the myths of indigenous peoples, which are central to the
identity of the people of Amazonas. The final chapter analyzes the texts produced by
students during the workshops, confirming the hypothesis that high school students
engage with and enjoy reading literary texts when given the opportunity to interact with
them through reading, writing, and shared playful activities. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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