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Título: Gestão universitária e assistência estudantil na UnB : determinantes e consequências
Autor(es): Lima, Jackeline Soares
Orientador(es): Imperatori, Thais Kristosch
Assunto: Educação superior
Universidades e faculdades públicas
Gestão universitária
Assistência estudantil
Data de publicação: 25-nov-2025
Referência: LIMA, Jackeline Soares. GESTÃO UNIVERSITÁRIA E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UnB: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apreender as principais determinações queconformam as práticas de gestão da assistência estudantil (AE) adotadas pelaUniversidade de Brasília (UnB) entre os anos de 2010 e 2023. Partindo dahipótese de que o contexto neoliberal, em um país de economia dependentecomo o Brasil, impõe limites e determinações sobre a universidade pública,buscou-se compreender como esses condicionantes se materializam nagestão da AE. A pesquisa se propôs a responder à seguinte questão: quaissão os determinantes que influenciam a gestão da assistência estudantil naUnB? O estudo fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, comabordagem qualitativa, e utilizou como procedimentos metodológicos aanálise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores queocuparam cargos na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e no Decanatode Assuntos Comunitários (DAC). As análises foram organizadas em trêscategorias: AE e gestão universitária; concepções sobre a política de AE; eprocesso de tomada de decisões. Como resultados, evidenciou-se a ausênciade critérios específicos para nomeações, concepções conflitantes que restringem os avanços da política, e participação limitada da comunidade acadêmica nos processos decisórios. A pesquisa conclui que a atuação dosgestores pode ser determinante para o fortalecimento ou para a fragilização daAE, sendo fundamental a valorização de sua equipe técnica, o investimentoorçamentário e a consolidação de uma cultura institucional democrática.
Abstract: This research aims to understand the main determinants that shape the management practices of student assistance (SA) adopted by the University of Brasília (UnB) between 2010 and 2023. Based on the hypothesis that the neoliberal context, in a dependent economy such as Brazil's, imposes constraints and determinations on public universities, the study sought to understand how these conditioning factors materialize in the management of SA. The research was guided by the following question: what are the determinants that influence the management of student assistance at UnB? The study is grounded in the historical-dialectical materialist method, adopts a qualitative approach, and used documentary analysis and semi-structured interviews as methodological procedures. Interviews were conducted with managers who held positions in the Directorate of Social Development (DDS) and the Dean of Community Affairs (DAC). The analysis was organized into three categories: SA and university management; conceptions about the SA policy; and decision-making processes. The results reveal a lack of specific criteria for appointments, conflicting conceptions that hinder policy advancement, and limited participation of the academic community in decision-making processes. The research concludes that the role of managers can be decisive in either strengthening or weakening SA. Therefore, it is essential to value technical teams, ensure adequate budgetary investment, and consolidate a democratic institutional culture.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Serviço Social (ICH SER)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Política Social
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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