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dc.contributor.advisorImperatori, Thais Kristoschpt_BR
dc.contributor.authorLima, Jackeline Soarespt_BR
dc.date.accessioned2025-11-25T21:15:44Z-
dc.date.available2025-11-25T21:15:44Z-
dc.date.issued2025-11-25-
dc.date.submitted2025-07-04-
dc.identifier.citationLIMA, Jackeline Soares. GESTÃO UNIVERSITÁRIA E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UnB: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53289-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo apreender as principais determinações queconformam as práticas de gestão da assistência estudantil (AE) adotadas pelaUniversidade de Brasília (UnB) entre os anos de 2010 e 2023. Partindo dahipótese de que o contexto neoliberal, em um país de economia dependentecomo o Brasil, impõe limites e determinações sobre a universidade pública,buscou-se compreender como esses condicionantes se materializam nagestão da AE. A pesquisa se propôs a responder à seguinte questão: quaissão os determinantes que influenciam a gestão da assistência estudantil naUnB? O estudo fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, comabordagem qualitativa, e utilizou como procedimentos metodológicos aanálise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores queocuparam cargos na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e no Decanatode Assuntos Comunitários (DAC). As análises foram organizadas em trêscategorias: AE e gestão universitária; concepções sobre a política de AE; eprocesso de tomada de decisões. Como resultados, evidenciou-se a ausênciade critérios específicos para nomeações, concepções conflitantes que restringem os avanços da política, e participação limitada da comunidade acadêmica nos processos decisórios. A pesquisa conclui que a atuação dosgestores pode ser determinante para o fortalecimento ou para a fragilização daAE, sendo fundamental a valorização de sua equipe técnica, o investimentoorçamentário e a consolidação de uma cultura institucional democrática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGestão universitária e assistência estudantil na UnB : determinantes e consequênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordGestão universitáriapt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aims to understand the main determinants that shape the management practices of student assistance (SA) adopted by the University of Brasília (UnB) between 2010 and 2023. Based on the hypothesis that the neoliberal context, in a dependent economy such as Brazil's, imposes constraints and determinations on public universities, the study sought to understand how these conditioning factors materialize in the management of SA. The research was guided by the following question: what are the determinants that influence the management of student assistance at UnB? The study is grounded in the historical-dialectical materialist method, adopts a qualitative approach, and used documentary analysis and semi-structured interviews as methodological procedures. Interviews were conducted with managers who held positions in the Directorate of Social Development (DDS) and the Dean of Community Affairs (DAC). The analysis was organized into three categories: SA and university management; conceptions about the SA policy; and decision-making processes. The results reveal a lack of specific criteria for appointments, conflicting conceptions that hinder policy advancement, and limited participation of the academic community in decision-making processes. The research concludes that the role of managers can be decisive in either strengthening or weakening SA. Therefore, it is essential to value technical teams, ensure adequate budgetary investment, and consolidate a democratic institutional culture.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Serviço Social (ICH SER)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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