| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Imperatori, Thais Kristosch | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lima, Jackeline Soares | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T21:15:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T21:15:44Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-25 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-04 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Jackeline Soares. GESTÃO UNIVERSITÁRIA E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UnB: DETERMINANTES E CONSEQUÊNCIAS. 2025. 137 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53289 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo apreender as principais determinações queconformam as práticas de gestão da assistência estudantil (AE) adotadas pelaUniversidade de Brasília (UnB) entre os anos de 2010 e 2023. Partindo dahipótese de que o contexto neoliberal, em um país de economia dependentecomo o Brasil, impõe limites e determinações sobre a universidade pública,buscou-se compreender como esses condicionantes se materializam nagestão da AE. A pesquisa se propôs a responder à seguinte questão: quaissão os determinantes que influenciam a gestão da assistência estudantil naUnB? O estudo fundamenta-se no método materialista histórico-dialético, comabordagem qualitativa, e utilizou como procedimentos metodológicos aanálise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores queocuparam cargos na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e no Decanatode Assuntos Comunitários (DAC). As análises foram organizadas em trêscategorias: AE e gestão universitária; concepções sobre a política de AE; eprocesso de tomada de decisões. Como resultados, evidenciou-se a ausênciade critérios específicos para nomeações, concepções conflitantes que
restringem os avanços da política, e participação limitada da comunidade
acadêmica nos processos decisórios. A pesquisa conclui que a atuação dosgestores pode ser determinante para o fortalecimento ou para a fragilização daAE, sendo fundamental a valorização de sua equipe técnica, o investimentoorçamentário e a consolidação de uma cultura institucional democrática. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Gestão universitária e assistência estudantil na UnB : determinantes e consequências | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Gestão universitária | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Assistência estudantil | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research aims to understand the main determinants that shape the management
practices of student assistance (SA) adopted by the University of Brasília (UnB)
between 2010 and 2023. Based on the hypothesis that the neoliberal context, in a
dependent economy such as Brazil's, imposes constraints and determinations on
public universities, the study sought to understand how these conditioning factors
materialize in the management of SA. The research was guided by the following
question: what are the determinants that influence the management of student
assistance at UnB? The study is grounded in the historical-dialectical materialist
method, adopts a qualitative approach, and used documentary analysis and
semi-structured interviews as methodological procedures. Interviews were conducted
with managers who held positions in the Directorate of Social Development (DDS)
and the Dean of Community Affairs (DAC). The analysis was organized into three
categories: SA and university management; conceptions about the SA policy; and
decision-making processes. The results reveal a lack of specific criteria for
appointments, conflicting conceptions that hinder policy advancement, and limited
participation of the academic community in decision-making processes. The research
concludes that the role of managers can be decisive in either strengthening or
weakening SA. Therefore, it is essential to value technical teams, ensure adequate
budgetary investment, and consolidate a democratic institutional culture. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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