http://repositorio.unb.br/handle/10482/53125| Fichier | Taille | Format | |
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| WillianJoseBordinDaSilva_TESE.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
| Titre: | Efeitos de um programa de intervenção no basquetebol baseado em duplas tarefas cognitivo-motoras no conhecimento tático declarativo e processual de escolares iniciantes na modalidade |
| Auteur(s): | Silva, Willian José Bordin da |
| Orientador(es):: | Morales, Juan Carlos Pérez |
| Assunto:: | Basquetebol Dupla tarefa Conhecimento tático |
| Date de publication: | 17-nov-2025 |
| Data de defesa:: | 31-mar-2025 |
| Référence bibliographique: | SILVA, Willian José Bordin da. Efeitos de um programa de intervenção no basquetebol baseado em duplas tarefas cognitivo-motoras no conhecimento tático declarativo e processual de escolares iniciantes na modalidade. 2025. 104 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Résumé: | O basquetebol, como esporte de invasão, exige competências tático-técnicas que possibilitem a tomada de decisão em contextos dinâmicos de ataque e defesa. O conhecimento tático declarativo (CTD) e o conhecimento tático processual (CTP) são fundamentais nesse processo, porém sua relação com o treinamento baseado em dupla tarefa ainda é pouco explorada. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de basquetebol com e sem duplas tarefas cognitivo-motoras (DTCM) sobre o CTD e o CTP de jovens iniciantes na modalidade. A amostra foi composta por 34 escolares, de ambos os sexos, com idade entre 10 e 14 anos. Os participantes foram alocados em dois grupos: grupo experimental (GE), submetido ao programa com DTCM, e grupo controle (GC), que realizou o mesmo programa sem DTCM. O protocolo de intervenção foi composto por 12 sessões e validado por especialistas. Para a avaliação do CTD utilizou-se o Instrumento de Mensuração do Conhecimento Tático Declarativo no Basquetebol (IMCTD:Bb), enquanto o desempenho no CTP foi analisado por meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Os resultados indicaram aumento significativo no CTD em ambos os grupos (+19,9%; p < 0,001), sendo a melhoria mais expressiva no GE (+35,3%; p < 0,001). No CTP, os indicadores de execução da habilidade (IEH) e de apoio (IAP) apresentaram aumento significativo apenas no GE (+93,3% e +133%, respectivamente; p < 0,001). No entanto, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos no seguimento. Conclui-se que a inserção de DTCM no programa de E-A-T favorece o desenvolvimento do CTD e potencializa componentes do CTP e da tomada de decisão, reforçando a importância de abordagens que integrem aspectos cognitivos e situacionais no ensino do basquetebol. |
| Abstract: | Basketball, as an invasion sport, requires tactical and technical competencies that enable decision-making in dynamic offensive and defensive contexts. Declarative tactical knowledge (DTK) and procedural tactical knowledge (PTK) are fundamental to this process; however, their relationship with dual-task training remains underexplored. Therefore, this study aimed to compare the effects of a basketball teaching-learning-training (TLT) program with and without cognitive-motor dual tasks (CMDT) on DTK and PTK in young novice players. The sample consisted of 34 school-aged athletes (10–14 years old) of both sexes. Participants were allocated into two groups: an experimental group (EG), which underwent the program with CMDT, and a control group (CG), which followed the same program without CMDT. The intervention protocol comprised 12 sessions and was validated by experts. DTK was assessed using the Declarative Tactical Knowledge Measurement Instrument for Basketball (DTKMI:Bb), while PTK performance was analyzed through the Game Performance Assessment Instrument (GPAI). The results indicated a significant increase in DTK in both groups (+19.9%; p < 0.001), with a more pronounced improvement in the EG (+35.3%; p < 0.001). Regarding PTK, skill execution index (SEI) and support index (SI) showed significant improvements only in the EG (+93.3% and +133%, respectively; p < 0.001). However, no statistically significant differences were observed between groups in the follow-up phase. It is concluded that incorporating CMDT into the TLT program enhances DTK development and strengthens key components of PTK and decision-making, emphasizing the importance of integrating cognitive and situational aspects into basketball training. |
| metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
| Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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