| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Morales, Juan Carlos Pérez | pt_BR |
| dc.contributor.author | Silva, Willian José Bordin da | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T20:09:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T20:09:09Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-31 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Willian José Bordin da. Efeitos de um programa de intervenção no basquetebol baseado em duplas tarefas cognitivo-motoras no conhecimento tático declarativo e processual de escolares iniciantes na modalidade. 2025. 104 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53125 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O basquetebol, como esporte de invasão, exige competências tático-técnicas
que possibilitem a tomada de decisão em contextos dinâmicos de ataque e
defesa. O conhecimento tático declarativo (CTD) e o conhecimento tático
processual (CTP) são fundamentais nesse processo, porém sua relação com o
treinamento baseado em dupla tarefa ainda é pouco explorada. Diante disso, o
presente estudo teve como objetivo comparar os efeitos de um programa de
ensino-aprendizagem-treinamento (E-A-T) de basquetebol com e sem duplas
tarefas cognitivo-motoras (DTCM) sobre o CTD e o CTP de jovens iniciantes na
modalidade. A amostra foi composta por 34 escolares, de ambos os sexos, com
idade entre 10 e 14 anos. Os participantes foram alocados em dois grupos: grupo
experimental (GE), submetido ao programa com DTCM, e grupo controle (GC),
que realizou o mesmo programa sem DTCM. O protocolo de intervenção foi
composto por 12 sessões e validado por especialistas. Para a avaliação do CTD
utilizou-se o Instrumento de Mensuração do Conhecimento Tático Declarativo no
Basquetebol (IMCTD:Bb), enquanto o desempenho no CTP foi analisado por
meio do Game Performance Assessment Instrument (GPAI). Os resultados
indicaram aumento significativo no CTD em ambos os grupos (+19,9%; p <
0,001), sendo a melhoria mais expressiva no GE (+35,3%; p < 0,001). No CTP,
os indicadores de execução da habilidade (IEH) e de apoio (IAP) apresentaram
aumento significativo apenas no GE (+93,3% e +133%, respectivamente; p <
0,001). No entanto, não foram observadas diferenças estatisticamente
significativas entre os grupos no seguimento. Conclui-se que a inserção de
DTCM no programa de E-A-T favorece o desenvolvimento do CTD e potencializa
componentes do CTP e da tomada de decisão, reforçando a importância de
abordagens que integrem aspectos cognitivos e situacionais no ensino do
basquetebol. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Efeitos de um programa de intervenção no basquetebol baseado em duplas tarefas cognitivo-motoras no conhecimento tático declarativo e processual de escolares iniciantes na modalidade | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Basquetebol | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Dupla tarefa | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Conhecimento tático | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Basketball, as an invasion sport, requires tactical and technical competencies
that enable decision-making in dynamic offensive and defensive contexts.
Declarative tactical knowledge (DTK) and procedural tactical knowledge (PTK)
are fundamental to this process; however, their relationship with dual-task
training remains underexplored. Therefore, this study aimed to compare the
effects of a basketball teaching-learning-training (TLT) program with and without
cognitive-motor dual tasks (CMDT) on DTK and PTK in young novice players.
The sample consisted of 34 school-aged athletes (10–14 years old) of both
sexes. Participants were allocated into two groups: an experimental group (EG),
which underwent the program with CMDT, and a control group (CG), which
followed the same program without CMDT. The intervention protocol comprised
12 sessions and was validated by experts. DTK was assessed using the
Declarative Tactical Knowledge Measurement Instrument for Basketball
(DTKMI:Bb), while PTK performance was analyzed through the Game
Performance Assessment Instrument (GPAI). The results indicated a significant
increase in DTK in both groups (+19.9%; p < 0.001), with a more pronounced
improvement in the EG (+35.3%; p < 0.001). Regarding PTK, skill execution
index (SEI) and support index (SI) showed significant improvements only in the
EG (+93.3% and +133%, respectively; p < 0.001). However, no statistically
significant differences were observed between groups in the follow-up phase. It
is concluded that incorporating CMDT into the TLT program enhances DTK
development and strengthens key components of PTK and decision-making,
emphasizing the importance of integrating cognitive and situational aspects into
basketball training. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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