Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52990
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TrajetoriaProfissionalSexo.pdf586,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A trajetória de uma profissional do sexo à luz da alfabetização ecológica : um estudo de caso
Autre(s) titre(s): The journey of a sex worker in the light of ecological literacy : a case study
La trayectoria de una trabajadora sexual a la luz de la alfabetización ecológica : un estudio de caso
Auteur(s): Moreira, Geraldo Eustáquio
Silva, Maria Eduarda de Carlos
Lima, Ana Caroline Santana de
Sousa, Cayan Maria de
Ribeiro, Izadora Galera
Azevedo, Samuel Araújo da Luz de
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Assunto:: Educação
Alfabetização ecológica
Letramento
Espaços educativos não escolares
Date de publication: 27-oct-2025
Editeur: Editora Projeção
Référence bibliographique: MOREIRA, Geraldo Eustáquio; SILVA, Maria Eduarda de Carlos; LIMA, Ana Caroline Santana de; SOUSA, Cayan Maria de; RIBEIRO, Izadora Galera; AZEVEDO, Samuel Araújo da Luz de. A trajetória de uma profissional do sexo à luz da alfabetização ecológica: um estudo de caso. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 10, n. 4, p. e1278, 2025. DOI: 10.52641/cadcajv10i4.1278. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/1278. Acesso em: 30 out. 2025.
Résumé: A alfabetização ecológica diz respeito ao processo de compreensão das relações entre os seres vivos e seus ambientes. Envolve aprender sobre ecossistemas, sustentabilidade e os impactos das ações humanas no meio ambiente, visando a uma convivência mais harmoniosa e sustentável com a natureza. O presente artigo buscou relatar os processos de alfabetização ecológica e letramento de uma profissional do sexo, que se considerou alfabetizada aos 43 anos de idade, processos que ocorreram por meio de um coletivo que desenvolve trabalhos socioambientais com pessoas em vulnerabilidade social, utilizando a Educação Popular para contribuir com a melhoria da saúde mental dessa mesma população. A história da referida profissional do sexo evidencia como a realidade social interfere na relação das pessoas com o ensino formal, demonstrando, também, um forte potencial dos espaços educativos não escolares, sobretudo nos movimentos sociais. Ao longo do estudo, foram utilizados trechos de uma entrevista com a depoente, buscando analisar sua perspectiva antes, durante e depois do processo de alfabetização ecológica e como esse processo resultou na escrita e criação de um livreto de poesias produzido por ela no decorrer das aulas. Ademais, a pesquisa contribuiu para o entendimento do que é a alfabetização ecológica e como ela pode estar integrada ao desenvolvimento pessoal e coletivo dos sujeitos, destacando a importância de organizações como o Coletivo Aroeira, que abriga projetos dessa natureza. Por outro lado, os resultados mostraram que a alfabetização ecológica é pouco utilizada em função da complexidade do processo como um todo.
Abstract: Ecological literacy refers to the understanding of the relationships between living beings and their environments. It involves learning about ecosystems, sustainability, and the impacts of human actions on the environment, aiming to achieve a more harmonious and sustainable coexistence with nature. This article seeks to report on the processes of ecological literacy and literacy development of a sex worker who considered herself literate at the age of 43. These processes occurred through a collective engaged in socio-environmental work with socially vulnerable individuals, employing popular education methods to contribute to improving the mental health of this population. The narrative of the aforementioned sex worker shows how social conditions impact individuals' engagement with formal education, also demonstrating the strong potential of non-formal educational spaces, particularly within social movements. Throughout the study, excerpts from an interview with the informant were used to analyze her perspective before, during, and after the ecological literacy process, as well as how it resulted in the writing and creation of a poetry booklet produced by her during the classes. Furthermore, the research contributed to understanding what ecological literacy entails and how it can be integrated into the personal and collective development of individuals, emphasizing the importance of organizations such as the Aroeira Collective, which develop projects of this nature. Conversely, the results indicated that ecological literacy is underutilized due to the complexity of the overall process.
Resumen: La alfabetización ecológica se refiere al proceso de comprensión de las relaciones entre los seres vivos y sus entornos. Implica aprender sobre los ecosistemas, la sostenibilidad y los impactos de las acciones humanas en el medio ambiente, con el objetivo de lograr una convivencia más armoniosa y sostenible con la naturaleza. E presente artículo buscó relatar los procesos de alfabetización ecológica y de lectoescritura de una trabajadora sexual que se consideró alfabetizada a los 43 años de edad. Dichos procesos ocurrieron a través de un colectivo que desarrolla trabajos socioambientales con personas en situación de vulnerabilidad social, utilizando la Educación Popular para contribuir a la mejora de la salud mental de esta población.La historia de la mencionada trabajadora sexual evidencia cómo la realidad social interfiere en la relación de las personas con la educación formal, demostrando también el fuerte potencial de los espacios educativos no escolares, especialmente dentro de los movimientos sociales. A lo largo del estudio se emplearon fragmentos de una entrevista con la informante, con el propósito de analizar su perspectiva antes, durante y después del proceso de alfabetización ecológica, y cómo dicho proceso resultó en la escritura y creación de un cuadernillo de poesías producido por ella durante las clases.Además, la investigación contribuyó a la comprensión de lo que es la alfabetización ecológica y cómo puede integrarse al desarrollo personal y colectivo de los sujetos, destacando la importancia de organizaciones como el Colectivo Aroeira, que acoge proyectos de estanaturaleza. Por otro lado, los resultados mostraron que la alfabetización ecológica es poco utilizada debido a la complejidad del proceso en su conjunto.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/1278. Acesso: 30 out. 2025.
DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv10i4.1278
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52990/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.