Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52990
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_TrajetoriaProfissionalSexo.pdf586,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.contributor.authorSilva, Maria Eduarda de Carlos-
dc.contributor.authorLima, Ana Caroline Santana de-
dc.contributor.authorSousa, Cayan Maria de-
dc.contributor.authorRibeiro, Izadora Galera-
dc.contributor.authorAzevedo, Samuel Araújo da Luz de-
dc.date.accessioned2025-10-30T11:02:09Z-
dc.date.available2025-10-30T11:02:09Z-
dc.date.issued2025-10-27-
dc.identifier.citationMOREIRA, Geraldo Eustáquio; SILVA, Maria Eduarda de Carlos; LIMA, Ana Caroline Santana de; SOUSA, Cayan Maria de; RIBEIRO, Izadora Galera; AZEVEDO, Samuel Araújo da Luz de. A trajetória de uma profissional do sexo à luz da alfabetização ecológica: um estudo de caso. Cadernos Cajuína, [S. l.], v. 10, n. 4, p. e1278, 2025. DOI: 10.52641/cadcajv10i4.1278. Disponível em: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/1278. Acesso em: 30 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52990-
dc.description.abstractA alfabetização ecológica diz respeito ao processo de compreensão das relações entre os seres vivos e seus ambientes. Envolve aprender sobre ecossistemas, sustentabilidade e os impactos das ações humanas no meio ambiente, visando a uma convivência mais harmoniosa e sustentável com a natureza. O presente artigo buscou relatar os processos de alfabetização ecológica e letramento de uma profissional do sexo, que se considerou alfabetizada aos 43 anos de idade, processos que ocorreram por meio de um coletivo que desenvolve trabalhos socioambientais com pessoas em vulnerabilidade social, utilizando a Educação Popular para contribuir com a melhoria da saúde mental dessa mesma população. A história da referida profissional do sexo evidencia como a realidade social interfere na relação das pessoas com o ensino formal, demonstrando, também, um forte potencial dos espaços educativos não escolares, sobretudo nos movimentos sociais. Ao longo do estudo, foram utilizados trechos de uma entrevista com a depoente, buscando analisar sua perspectiva antes, durante e depois do processo de alfabetização ecológica e como esse processo resultou na escrita e criação de um livreto de poesias produzido por ela no decorrer das aulas. Ademais, a pesquisa contribuiu para o entendimento do que é a alfabetização ecológica e como ela pode estar integrada ao desenvolvimento pessoal e coletivo dos sujeitos, destacando a importância de organizações como o Coletivo Aroeira, que abriga projetos dessa natureza. Por outro lado, os resultados mostraram que a alfabetização ecológica é pouco utilizada em função da complexidade do processo como um todo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Projeçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA trajetória de uma profissional do sexo à luz da alfabetização ecológica : um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeThe journey of a sex worker in the light of ecological literacy : a case studypt_BR
dc.title.alternativeLa trayectoria de una trabajadora sexual a la luz de la alfabetización ecológica : un estudio de casopt_BR
dc.typeAnaispt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização ecológicapt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEspaços educativos não escolarespt_BR
dc.rights.license(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/1278. Acesso: 30 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.52641/cadcajv10i4.1278pt_BR
dc.description.abstract1Ecological literacy refers to the understanding of the relationships between living beings and their environments. It involves learning about ecosystems, sustainability, and the impacts of human actions on the environment, aiming to achieve a more harmonious and sustainable coexistence with nature. This article seeks to report on the processes of ecological literacy and literacy development of a sex worker who considered herself literate at the age of 43. These processes occurred through a collective engaged in socio-environmental work with socially vulnerable individuals, employing popular education methods to contribute to improving the mental health of this population. The narrative of the aforementioned sex worker shows how social conditions impact individuals' engagement with formal education, also demonstrating the strong potential of non-formal educational spaces, particularly within social movements. Throughout the study, excerpts from an interview with the informant were used to analyze her perspective before, during, and after the ecological literacy process, as well as how it resulted in the writing and creation of a poetry booklet produced by her during the classes. Furthermore, the research contributed to understanding what ecological literacy entails and how it can be integrated into the personal and collective development of individuals, emphasizing the importance of organizations such as the Aroeira Collective, which develop projects of this nature. Conversely, the results indicated that ecological literacy is underutilized due to the complexity of the overall process.pt_BR
dc.description.abstract2La alfabetización ecológica se refiere al proceso de comprensión de las relaciones entre los seres vivos y sus entornos. Implica aprender sobre los ecosistemas, la sostenibilidad y los impactos de las acciones humanas en el medio ambiente, con el objetivo de lograr una convivencia más armoniosa y sostenible con la naturaleza. E presente artículo buscó relatar los procesos de alfabetización ecológica y de lectoescritura de una trabajadora sexual que se consideró alfabetizada a los 43 años de edad. Dichos procesos ocurrieron a través de un colectivo que desarrolla trabajos socioambientales con personas en situación de vulnerabilidad social, utilizando la Educación Popular para contribuir a la mejora de la salud mental de esta población.La historia de la mencionada trabajadora sexual evidencia cómo la realidad social interfiere en la relación de las personas con la educación formal, demostrando también el fuerte potencial de los espacios educativos no escolares, especialmente dentro de los movimientos sociales. A lo largo del estudio se emplearon fragmentos de una entrevista con la informante, con el propósito de analizar su perspectiva antes, durante y después del proceso de alfabetización ecológica, y cómo dicho proceso resultó en la escritura y creación de un cuadernillo de poesías producido por ella durante las clases.Además, la investigación contribuyó a la comprensión de lo que es la alfabetización ecológica y cómo puede integrarse al desarrollo personal y colectivo de los sujetos, destacando la importancia de organizaciones como el Colectivo Aroeira, que acoge proyectos de estanaturaleza. Por otro lado, los resultados mostraron que la alfabetización ecológica es poco utilizada debido a la complejidad del proceso en su conjunto.pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasília, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52990/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.