| Campo DC | Valor | Idioma | 
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| dc.contributor.advisor | Negreiros, Fauston | pt_BR | 
| dc.contributor.author | Republicano, Clarisse Costa | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2025-10-23T21:16:09Z | - | 
| dc.date.available | 2025-10-23T21:16:09Z | - | 
| dc.date.issued | 2025-10-23 | - | 
| dc.date.submitted | 2025-07-31 | - | 
| dc.identifier.citation | REPUBLICANO, Clarisse Costa.  Alargar o portão da universidade! Atuação de Cursinhos Populares do Distrito Federal e a Psicologia Escolar. 2025. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52898 | - | 
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2025. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a atuação dos cursinhos populares no Distrito Federal e Entorno,
analisando suas práticas educativas a partir da perspectiva de suas lideranças. Além disso,
enquanto objetivos específicos, compõe um registro crítico-analítico de caracterização e
trajetória dos cursinhos populares, dos sentidos atribuídos pelas lideranças quanto a sua atuação
pedagógica, social e política e identifica potencialidades e limitações da atuação dos cursinhos
populares. Mediante aprovação do CEP sob o número 032704/2024, os instrumentos utilizados
constituem-se a partir de entrevistas semiestruturadas e de formulários sociodemográficos. Os
participantes dessa pesquisa são lideranças de sete cursinhos populares com atuação a mais de
um ano em posições de gestão e de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Os
resultados revelam que a história dos cursinhos populares está relacionada com as trajetórias
pessoais de suas lideranças e reforçam sua atuação como movimentos populares urbanos que
carregam um forte compromisso com seus territórios. Além disso, mobilizam e formam
sujeitos críticos e reafirmam o compromisso com a emancipação social das juventudes
periféricas ao configurar-se como espaços de construção coletiva que articulam dimensões
pedagógicas, afetivas, culturais e políticas. As lideranças atribuem diferentes sentidos aos seus
respectivos cursinhos de modo que parte os concebem como movimentos de educação popular,
com base na formação crítica e fortalecimento da identidade coletiva, outros os caracterizam
como projetos educacionais voltados ao preparo para o ingresso no Ensino Superior e a
aprovação dos estudantes. A partir da Psicologia Escolar Crítica, compreende-se que o
vestibular e os processos seletivos-avaliativos legitimam a cultura hegemônica e contribuem
para a consolidação do Ensino Superior como um espaço excludente e distante da realidade
popular. Sob o viés do sucesso baseado no esforço individual, o mito da igualdade de
oportunidades é criticado pelos cursinhos populares que buscam denunciar essas contradições
e construir práticas educativas que reafirmem sua importância como espaços políticos. | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR | 
| dc.language.iso | por | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.title | Alargar o portão da universidade! : atuação de cursinhos populares do Distrito Federal e a Psicologia Escolar | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Cursos populares | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Educação popular | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Democratização do ensino superior | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Juventude - educação | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Movimentos populares urbanos | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | This dissertation investigates the work of popular college preparatory courses in the Federal
District and surrounding areas, analyzing their educational practices from the perspective of
their leadership. As specific objectives, it presents a critical-analytical account that
characterizes the development and trajectories of these initiatives, explores the meanings
attributed by leaders to their pedagogical, social, and political roles, and identifies both the
potentialities and limitations of their practices. With ethical approval granted under protocol
number 032704/2024, the study employed semi-structured interviews and sociodemographic
questionnaires as research instruments. Participants included leaders from seven popular
college preparatory courses, each with at least one year of experience in leadership positions
and located in different administrative regions of the Federal District. Findings reveal that the
history of these courses is deeply connected to the personal trajectories of their leaders and
reinforce their role as urban popular movements strongly committed to their territories. These
courses mobilize and foster the development of critically engaged individuals, reaffirming their
commitment to the social emancipation of marginalized youth through the construction of
collective spaces that integrate pedagogical, affective, cultural, and political dimensions.
Leaders assign diverse meanings to their initiatives: while some view them as political
education projects grounded in popular education, critical pedagogy, and collective identity
formation, others define them as educational programs primarily focused on preparing students
for entry into higher education. From the perspective of Critical School Psychology, university
entrance exams and selective assessment processes are understood to legitimize hegemonic
culture and sustain higher education as an exclusionary space. In this context, popular college
preparatory courses challenge the meritocratic discourse of individual effort and the myth of
equal opportunity by developing practices that reaffirm their role as spaces of political
resistance and social transformation. | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR | 
| dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR | 
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado 
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