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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNegreiros, Faustonpt_BR
dc.contributor.authorRepublicano, Clarisse Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T21:16:09Z-
dc.date.available2025-10-23T21:16:09Z-
dc.date.issued2025-10-23-
dc.date.submitted2025-07-31-
dc.identifier.citationREPUBLICANO, Clarisse Costa. Alargar o portão da universidade! Atuação de Cursinhos Populares do Distrito Federal e a Psicologia Escolar. 2025. 216 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52898-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga a atuação dos cursinhos populares no Distrito Federal e Entorno, analisando suas práticas educativas a partir da perspectiva de suas lideranças. Além disso, enquanto objetivos específicos, compõe um registro crítico-analítico de caracterização e trajetória dos cursinhos populares, dos sentidos atribuídos pelas lideranças quanto a sua atuação pedagógica, social e política e identifica potencialidades e limitações da atuação dos cursinhos populares. Mediante aprovação do CEP sob o número 032704/2024, os instrumentos utilizados constituem-se a partir de entrevistas semiestruturadas e de formulários sociodemográficos. Os participantes dessa pesquisa são lideranças de sete cursinhos populares com atuação a mais de um ano em posições de gestão e de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Os resultados revelam que a história dos cursinhos populares está relacionada com as trajetórias pessoais de suas lideranças e reforçam sua atuação como movimentos populares urbanos que carregam um forte compromisso com seus territórios. Além disso, mobilizam e formam sujeitos críticos e reafirmam o compromisso com a emancipação social das juventudes periféricas ao configurar-se como espaços de construção coletiva que articulam dimensões pedagógicas, afetivas, culturais e políticas. As lideranças atribuem diferentes sentidos aos seus respectivos cursinhos de modo que parte os concebem como movimentos de educação popular, com base na formação crítica e fortalecimento da identidade coletiva, outros os caracterizam como projetos educacionais voltados ao preparo para o ingresso no Ensino Superior e a aprovação dos estudantes. A partir da Psicologia Escolar Crítica, compreende-se que o vestibular e os processos seletivos-avaliativos legitimam a cultura hegemônica e contribuem para a consolidação do Ensino Superior como um espaço excludente e distante da realidade popular. Sob o viés do sucesso baseado no esforço individual, o mito da igualdade de oportunidades é criticado pelos cursinhos populares que buscam denunciar essas contradições e construir práticas educativas que reafirmem sua importância como espaços políticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAlargar o portão da universidade! : atuação de cursinhos populares do Distrito Federal e a Psicologia Escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCursos popularespt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.keywordEducação popularpt_BR
dc.subject.keywordDemocratização do ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordJuventude - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMovimentos populares urbanospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation investigates the work of popular college preparatory courses in the Federal District and surrounding areas, analyzing their educational practices from the perspective of their leadership. As specific objectives, it presents a critical-analytical account that characterizes the development and trajectories of these initiatives, explores the meanings attributed by leaders to their pedagogical, social, and political roles, and identifies both the potentialities and limitations of their practices. With ethical approval granted under protocol number 032704/2024, the study employed semi-structured interviews and sociodemographic questionnaires as research instruments. Participants included leaders from seven popular college preparatory courses, each with at least one year of experience in leadership positions and located in different administrative regions of the Federal District. Findings reveal that the history of these courses is deeply connected to the personal trajectories of their leaders and reinforce their role as urban popular movements strongly committed to their territories. These courses mobilize and foster the development of critically engaged individuals, reaffirming their commitment to the social emancipation of marginalized youth through the construction of collective spaces that integrate pedagogical, affective, cultural, and political dimensions. Leaders assign diverse meanings to their initiatives: while some view them as political education projects grounded in popular education, critical pedagogy, and collective identity formation, others define them as educational programs primarily focused on preparing students for entry into higher education. From the perspective of Critical School Psychology, university entrance exams and selective assessment processes are understood to legitimize hegemonic culture and sustain higher education as an exclusionary space. In this context, popular college preparatory courses challenge the meritocratic discourse of individual effort and the myth of equal opportunity by developing practices that reaffirm their role as spaces of political resistance and social transformation.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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