http://repositorio.unb.br/handle/10482/52781| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| AdrianoMendoncaPonte_TESE.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Pagamentos por serviços ambientais como alavanca para a agenda 2030 : o caso da RDS Rio Negro e APA Caverna do Maroaga, Amazonas, Brasil |
| Outros títulos: | Payments for environmental services as a lever for the 2030 agenda : the case of Sustainable Use Conservation Units: RDS Rio Negro and APA Caverna do Maroaga, Amazonas, Brazil |
| Autor(es): | Ponte, Adriano Mendonça |
| Orientador(es): | Barreto, Cristiane Gomes |
| Assunto: | Desenvolvimento sustentável Governança ambiental Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Programa Guardiões da Floresta |
| Data de publicação: | 20-out-2025 |
| Data de defesa: | 7-jul-2025 |
| Referência: | PONTE, Adriano Mendonça. Pagamentos por serviços ambientais como alavanca para a agenda 2030: o caso da RDS Rio Negro e APA Caverna do Maroaga, Amazonas, Brasil. 2025. 221 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A intensificação da degradação ambiental, impulsionada por atividades humanas como o desmatamento e as mudanças climáticas, evidencia a urgência de instrumentos que conciliem a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) surgem como mecanismos inovadores de incentivo à preservação ambiental com inclusão social. Esta pesquisa tem como foco duas Unidades de Conservação de Uso Sustentável no estado do Amazonas: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, onde o Programa Guardiões da Floresta (PGF) está em execução, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, ainda sem implementação do programa. O objetivo central do estudo é analisar a influência do Programa Guardiões da Floresta (PGF) nessas duas unidades, com base em evidências empíricas e revisão sistemática da literatura sobre PSA, considerando sua relação com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A metodologia adotada integrou uma revisão sistemática da literatura (Methodi Ordinatio), entrevistas com especialistas da área socioambiental (representantes do poder público, setor privado, organizações da sociedade civil e da academia), analisadas com o software Iramuteq, e aplicação de questionários a moradores locais, com análise estatística conduzida no software R. Os resultados indicam que o PGF tem contribuído para o avanço de ODS prioritários, especialmente o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 2 (fome zero) e ODS 4 (educação de qualidade), por meio da geração de renda, da permanência dos jovens na escola e da oferta de capacitações ambientais. Destaca-se, ainda, que na RDS Rio Negro observa-se um maior engajamento comunitário com a conservação ambiental, evidenciando um modelo de desenvolvimento local mais sustentável. A percepção de redução da pobreza na RDS é 19 pontos percentuais superior à observada na APA Caverna do Maroaga. Quanto ao acesso à educação, 78% dos moradores da RDS o consideram satisfatório, frente a 52% na APA. Em relação ao ODS 5 (Igualdade de Gênero), embora as percepções sobre saúde sexual e reprodutiva sejam positivas em ambas as unidades (com destaque para a APA), esta última também apresenta maior resistência a políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero. Especialistas entrevistados apontaram lacunas críticas, como a ausência de mecanismos robustos para o monitoramento dos indicadores dos ODS, fragilidades institucionais e incertezas quanto à continuidade dos repasses financeiros, agravadas por transições políticas. Conclui-se que o PGF, como um PSA, tem contribuído para o avanço dos ODS 1, 2 e 4 nas Unidades de Conservação, especialmente na RDS Rio Negro, por meio da geração de renda, permanência dos jovens na escola e capacitações ambientais. Entretanto, desafios como a ausência de mecanismos de monitoramento, fragilidade institucional e incertezas nos repasses financeiros comprometem a sustentabilidade do programa. Assim, os PSAs quando articulados a políticas públicas intersetoriais e sustentados por uma governança sólida, têm potencial para acelerar a implementação da Agenda 2030 em territórios socioambientalmente sensíveis, como a Amazônia brasileira. |
| Abstract: | The intensification of environmental degradation, driven by human activities such as deforestation and climate change, underscores the urgency of instruments that reconcile biodiversity conservation with sustainable development. In this context, Payments for Environmental Services (PES) emerge as innovative mechanisms to promote environmental preservation with social inclusion. This research focuses on two Sustainable Use Conservation Units in the state of Amazonas: the Rio Negro Sustainable Development Reserve (RDS), where the Forest Guardians Program (PGF) is implemented, and the Maroaga Cave Environmental Protection Area (APA), where the program has not yet been deployed.The main objective of the study is to analyze the influence of the Forest Guardians Program (PGF) in these two units, based on empirical evidence and a systematic literature review on PES, considering its relationship with the achievement of the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda. The methodology combined a systematic literature review (Methodi Ordinatio), interviews with socio-environmental experts (including representatives from public agencies, private sector, civil society organizations, and academia), analyzed using the Iramuteq software, and questionnaires applied to local residents, with statistical analysis conducted using R software. The results indicate that the PGF has contributed to progress on priority SDGs, particularly SDG 1 (No Poverty), SDG 2 (Zero Hunger), and SDG 4 (Quality Education), through income generation, youth school retention, and the provision of environmental training. Furthermore, the RDS Rio Negro demonstrates greater community engagement in environmental conservation, reflecting a more sustainable model of local development. The perception of poverty reduction in the RDS is 19 percentage points higher than that observed in the APA Maroaga. Regarding access to education, 78% of RDS residents consider it satisfactory, compared to 52% in the APA. With regard to SDG 5 (Gender Equality), although perceptions related to sexual and reproductive health are positive in both units (with the APA standing out), the latter also shows greater resistance to policies promoting gender equality. Interviewed experts pointed out critical gaps, such as the absence of robust mechanisms for monitoring SDG indicators, institutional fragility, and uncertainties regarding the continuity of financial transfers, worsened by political transitions.In conclusion, the PGF, as a PES initiative, has contributed to the advancement of SDGs 1, 2, and 4 in the Conservation Units, especially in the RDS Rio Negro, through income generation, youth school retention, and environmental training. However, challenges such as the lack of monitoring mechanisms, institutional weaknesses, and financial uncertainties jeopardize the program's sustainability. Thus, PES initiatives, when integrated with intersectoral public policies and supported by strong governance, have the potential to accelerate the implementation of the 2030 Agenda in socio-environmentally sensitive territories such as the Brazilian Amazon. |
| Unidade Acadêmica: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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