| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Barreto, Cristiane Gomes | pt_BR |
| dc.contributor.author | Ponte, Adriano Mendonça | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-20T20:45:40Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-20T20:45:40Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-20 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-07 | - |
| dc.identifier.citation | PONTE, Adriano Mendonça. Pagamentos por serviços ambientais como alavanca para a agenda 2030: o caso da RDS Rio Negro e APA Caverna do Maroaga, Amazonas, Brasil. 2025. 221 f., il. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52781 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A intensificação da degradação ambiental, impulsionada por atividades humanas como o
desmatamento e as mudanças climáticas, evidencia a urgência de instrumentos que conciliem
a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, os
Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) surgem como mecanismos inovadores de
incentivo à preservação ambiental com inclusão social. Esta pesquisa tem como foco duas
Unidades de Conservação de Uso Sustentável no estado do Amazonas: a Reserva de
Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, onde o Programa Guardiões da Floresta
(PGF) está em execução, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, ainda
sem implementação do programa. O objetivo central do estudo é analisar a influência do
Programa Guardiões da Floresta (PGF) nessas duas unidades, com base em evidências
empíricas e revisão sistemática da literatura sobre PSA, considerando sua relação com o
alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A
metodologia adotada integrou uma revisão sistemática da literatura (Methodi Ordinatio),
entrevistas com especialistas da área socioambiental (representantes do poder público, setor
privado, organizações da sociedade civil e da academia), analisadas com o software Iramuteq,
e aplicação de questionários a moradores locais, com análise estatística conduzida no software
R. Os resultados indicam que o PGF tem contribuído para o avanço de ODS prioritários,
especialmente o ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 2 (fome zero) e ODS 4 (educação de
qualidade), por meio da geração de renda, da permanência dos jovens na escola e da oferta de
capacitações ambientais. Destaca-se, ainda, que na RDS Rio Negro observa-se um maior
engajamento comunitário com a conservação ambiental, evidenciando um modelo de
desenvolvimento local mais sustentável. A percepção de redução da pobreza na RDS é 19
pontos percentuais superior à observada na APA Caverna do Maroaga. Quanto ao acesso à
educação, 78% dos moradores da RDS o consideram satisfatório, frente a 52% na APA. Em
relação ao ODS 5 (Igualdade de Gênero), embora as percepções sobre saúde sexual e
reprodutiva sejam positivas em ambas as unidades (com destaque para a APA), esta última
também apresenta maior resistência a políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero.
Especialistas entrevistados apontaram lacunas críticas, como a ausência de mecanismos
robustos para o monitoramento dos indicadores dos ODS, fragilidades institucionais e
incertezas quanto à continuidade dos repasses financeiros, agravadas por transições políticas.
Conclui-se que o PGF, como um PSA, tem contribuído para o avanço dos ODS 1, 2 e 4 nas
Unidades de Conservação, especialmente na RDS Rio Negro, por meio da geração de renda,
permanência dos jovens na escola e capacitações ambientais. Entretanto, desafios como a
ausência de mecanismos de monitoramento, fragilidade institucional e incertezas nos repasses
financeiros comprometem a sustentabilidade do programa. Assim, os PSAs quando
articulados a políticas públicas intersetoriais e sustentados por uma governança sólida, têm
potencial para acelerar a implementação da Agenda 2030 em territórios socioambientalmente
sensíveis, como a Amazônia brasileira. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Pagamentos por serviços ambientais como alavanca para a agenda 2030 : o caso da RDS Rio Negro e APA Caverna do Maroaga, Amazonas, Brasil | pt_BR |
| dc.title.alternative | Payments for environmental services as a lever for the 2030 agenda : the case of Sustainable Use Conservation Units: RDS Rio Negro and APA Caverna do Maroaga, Amazonas, Brazil | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Governança ambiental | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Programa Guardiões da Floresta | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The intensification of environmental degradation, driven by human activities such as
deforestation and climate change, underscores the urgency of instruments that reconcile
biodiversity conservation with sustainable development. In this context, Payments for
Environmental Services (PES) emerge as innovative mechanisms to promote environmental
preservation with social inclusion. This research focuses on two Sustainable Use
Conservation Units in the state of Amazonas: the Rio Negro Sustainable Development
Reserve (RDS), where the Forest Guardians Program (PGF) is implemented, and the Maroaga
Cave Environmental Protection Area (APA), where the program has not yet been
deployed.The main objective of the study is to analyze the influence of the Forest Guardians
Program (PGF) in these two units, based on empirical evidence and a systematic literature
review on PES, considering its relationship with the achievement of the Sustainable
Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda. The methodology combined a systematic
literature review (Methodi Ordinatio), interviews with socio-environmental experts (including
representatives from public agencies, private sector, civil society organizations, and
academia), analyzed using the Iramuteq software, and questionnaires applied to local
residents, with statistical analysis conducted using R software. The results indicate that the
PGF has contributed to progress on priority SDGs, particularly SDG 1 (No Poverty), SDG 2
(Zero Hunger), and SDG 4 (Quality Education), through income generation, youth school
retention, and the provision of environmental training. Furthermore, the RDS Rio Negro
demonstrates greater community engagement in environmental conservation, reflecting a
more sustainable model of local development. The perception of poverty reduction in the
RDS is 19 percentage points higher than that observed in the APA Maroaga. Regarding access
to education, 78% of RDS residents consider it satisfactory, compared to 52% in the APA.
With regard to SDG 5 (Gender Equality), although perceptions related to sexual and
reproductive health are positive in both units (with the APA standing out), the latter also
shows greater resistance to policies promoting gender equality. Interviewed experts pointed
out critical gaps, such as the absence of robust mechanisms for monitoring SDG indicators,
institutional fragility, and uncertainties regarding the continuity of financial transfers,
worsened by political transitions.In conclusion, the PGF, as a PES initiative, has contributed
to the advancement of SDGs 1, 2, and 4 in the Conservation Units, especially in the RDS Rio
Negro, through income generation, youth school retention, and environmental training.
However, challenges such as the lack of monitoring mechanisms, institutional weaknesses,
and financial uncertainties jeopardize the program's sustainability. Thus, PES initiatives, when
integrated with intersectoral public policies and supported by strong governance, have the
potential to accelerate the implementation of the 2030 Agenda in socio-environmentally
sensitive territories such as the Brazilian Amazon. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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