Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52767
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIVRO_ConfabulacoesDecoloniaisArtes.pdf7,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Confabulações decoloniais nas artes cênicas : reflexões étnico-raciais
Autor : Oliveira, Erico José Souza de
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-9738-0406
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Assunto:: Artes cênicas
Decolonialidade
Fecha de publicación : 2025
Editorial : Editora Universidade de Brasília
Citación : OLIVEIRA, Erico José Souza de. Confabulações decoloniais nas artes cênicas: reflexões étnico-raciais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. E-book (171 p.). (Pesquisa, Inovação & Ousadia). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/671. Acesso em: 20 out 2025.
Resumen : Este livro tem o intuito de refletir sobre como as artes cênicas no Brasil estão discutindo a noção de decolonialidade e, sobretudo, quais discursos concernentes ao tema estão sendo recorrentes, assim como quais conteúdos vêm sendo invisibilizados pela intelligentsia da cena nacional. Sendo esta uma pesquisa de caráter bibliográfico e cunho crítico-analítico, a metodologia do estado da arte é aplicada sobre a produção intelectual das artes cênicas universitárias que abarca a decolonialidade em diálogo com as práticas culturais afro-brasileiras, através do mapeamento, catalogação e análise de setenta artigos publicados em revistas especializadas, com um recorte temporal de 2011 a 2022. Ao adentrar nesses universos que se imbricam cada vez mais em âmbito artístico, acadêmico e cultural, as construções teóricas sobre racismo, negritude, branquitude, apropriação cultural e o mito da democracia racial são fundantes para entender como se posicionam os/as artistas/acadêmicos/as diante da tríade artes cênicas, decolonialidade e culturas negras brasileiras, através de suas reflexões, percebendo quais narrativas vêm sendo construídas ao longo de uma década sobre estes trânsitos. Os resultados da pesquisa apontam que há uma ausência de enfoque vertical nos temas aqui selecionados (racismo, negritude, branquitude, apropriação cultural e o mito da democracia racial), gerando uma abordagem superficial e limitada sobre a decolonialidade no seio das artes cênicas.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Licença:: (CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/671. Acesso em: 20 out. 2025.
Aparece en las colecciones: Livros e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52767/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.