Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52767
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
LIVRO_ConfabulacoesDecoloniaisArtes.pdf7,73 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorOliveira, Erico José Souza de-
dc.date.accessioned2025-10-20T14:18:24Z-
dc.date.available2025-10-20T14:18:24Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Erico José Souza de. Confabulações decoloniais nas artes cênicas: reflexões étnico-raciais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2025. E-book (171 p.). (Pesquisa, Inovação & Ousadia). Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/671. Acesso em: 20 out 2025.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-5846-232-3-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52767-
dc.description.abstractEste livro tem o intuito de refletir sobre como as artes cênicas no Brasil estão discutindo a noção de decolonialidade e, sobretudo, quais discursos concernentes ao tema estão sendo recorrentes, assim como quais conteúdos vêm sendo invisibilizados pela intelligentsia da cena nacional. Sendo esta uma pesquisa de caráter bibliográfico e cunho crítico-analítico, a metodologia do estado da arte é aplicada sobre a produção intelectual das artes cênicas universitárias que abarca a decolonialidade em diálogo com as práticas culturais afro-brasileiras, através do mapeamento, catalogação e análise de setenta artigos publicados em revistas especializadas, com um recorte temporal de 2011 a 2022. Ao adentrar nesses universos que se imbricam cada vez mais em âmbito artístico, acadêmico e cultural, as construções teóricas sobre racismo, negritude, branquitude, apropriação cultural e o mito da democracia racial são fundantes para entender como se posicionam os/as artistas/acadêmicos/as diante da tríade artes cênicas, decolonialidade e culturas negras brasileiras, através de suas reflexões, percebendo quais narrativas vêm sendo construídas ao longo de uma década sobre estes trânsitos. Os resultados da pesquisa apontam que há uma ausência de enfoque vertical nos temas aqui selecionados (racismo, negritude, branquitude, apropriação cultural e o mito da democracia racial), gerando uma abordagem superficial e limitada sobre a decolonialidade no seio das artes cênicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConfabulações decoloniais nas artes cênicas : reflexões étnico-raciaispt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.rights.license(CC BY NC SA) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/671. Acesso em: 20 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9738-0406pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Cênicas (IdA CEN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Collection(s) :Livros e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52767/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.