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Título : Direito à educação e teoria do reconhecimento : histórias que tecem o desenvolvimento de um Centro Exclusivo de EJA no DF
Autor : Lopes, Reijane da Silva
Orientador(es):: Vieira, Maria Clarisse
Assunto:: Direito à educação
Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil)
Teoria do Reconhecimento
Fecha de publicación : 15-oct-2025
Citación : LOPES, Reijane da Silva. Direito à educação e Teoria do reconhecimento: histórias que tecem o desenvolvimento de um Centro Exclusivo de EJA no DF. 2025. 365 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : A EJA é uma modalidade de ensino que atende a jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular, vivenciando trajetórias marcadas por descontinuidades, desrespeito e denegação de direitos. Nesse sentido, configura-se como uma ação estratégica no enfrentamento das desigualdades históricas de acesso à escolarização, constituindo-se também como um campo de disputas em torno do reconhecimento jurídico e social. O estudo desta tese de doutorado teve como objetivo analisar, sob a perspectiva da Teoria do Reconhecimento, as contribuições de um Centro Exclusivo de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal (DF) para a efetivação do direito à educação, mediante os sentidos atribuídos por educandos e egressos ao seu processo de escolarização. Este objetivo geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: reconstruir a história de luta e superação de um Centro Exclusivo de EJA no contexto do desenvolvimento da educação no DF; analisar como as dimensões intersubjetivas do reconhecimento — amor, direito e solidariedade — se inter-relacionam com a efetivação do direito à educação nesse contexto, e conhecer os sentidos que educandos e egressos da EJA atribuem a si, à escola, ao processo de escolarização e às relações estabelecidas que propiciaram o reconhecimento nas dimensões do amor, do direito e da solidariedade. Dentro da matriz epistemológica que dialoga com a perspectiva crítica de Axel Honneth, buscou-se um diálogo com os seguintes autores: Arroyo (2000, 2005, 2007; 2012, 2017, 2019), Di Pierro (1992, 2005, 2017), Freire (1989; 2001, 2007; 2008, 2011, 2016, 2017, 2019, 2021), Galvão e Di Pierro (2013), Haddad (2007), Ireland (2019), Jay (2008), Machado (2016), Paiva (2006), Sawaia (2001), Vieira (2006), entre outros. Adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo como principais procedimentos metodológicos a pesquisa documental e a entrevista narrativa com o uso de imagens. O trabalho de campo foi realizado entre 21 de outubro de 2022 e 23 de dezembro de 2023, em uma escola da rede pública do DF. Os interlocutores da pesquisa foram seis educandos, duas egressas e cinco educadores. Os dados produzidos nesse período foram sistematizados, analisados, codificados e categorizados com base na análise de conteúdo. As análises são apresentadas e discutidas em três seções, que evidenciam que a escola investigada se constitui como um espaço de reconhecimento nas três dimensões intersubjetivas, pois acolhe, proporciona a construção de vínculos e valoriza as histórias de vida dos sujeitos, elementos fundamentais para a ressignificação do processo de escolarização. Espera-se que as informações produzidas neste trabalho possam contribuir para o fortalecimento de políticas públicas comprometidas com a EJA e com a valorização de seu público-alvo, servindo de incentivo para que a escola e seus educadores sigam firmes em seu percurso, comprometidos com uma educação mais humana, democrática e transformadora.
Abstract: Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) is an educational modality designed to serve young people, adults, and the elderly who were unable to complete their studies at the appropriate age, often experiencing educational trajectories marked by discontinuities, disrespect, and the denial of rights. As such, EJA constitutes a strategic response to historically rooted inequalities in access to education and represents a contested field in terms of legal and social recognition. This doctoral dissertation aims to analyze, from the perspective of the Theory of Recognition, the contributions of an Exclusive Center for Youth and Adult Education in the Federal District of Brazil (Distrito Federal – DF) to the realization of the right to education, based on the meanings attributed by students and alumni to their schooling experiences. The general objective unfolds into the following specific aims: to reconstruct the history of struggle and resilience of this Exclusive EJA Center within the context of educational development in the DF; to analyze how the intersubjective dimensions of recognition—love, rights, and solidarity—interrelate with the realization of the right to education; and to understand the meanings that EJA students and alumni assign to themselves, to the school, to the schooling process, and to the relationships that enabled recognition in the dimensions of love, rights, and solidarity. Drawing from an epistemological framework grounded in Axel Honneth’s critical theory, the study engages with scholars such as Arroyo, Di Pierro, Freire, Galvão, Haddad, Ireland, Jay, Machado, Paiva, Sawaia, and Vieira, among others. A qualitative approach was adopted, using documentary research and narrative interviews supported by visual imagery. Fieldwork was conducted between October 21, 2022, and December 23, 2023, in a public school in the Federal District, involving six students, two alumni, and five educators. The data collected were systematized, analyzed, coded, and categorized through content analysis. The results, discussed in three thematic sections, show that the school investigated serves as a space of recognition across the three intersubjective dimensions, as it fosters a welcoming environment, the building of affective bonds, and the appreciation of personal life stories—key elements for re-signifying the educational process. It is hoped that the insights produced by this research will contribute to the strengthening of public policies committed to EJA and to the recognition of its participants, encouraging schools and educators to remain steadfast in their mission to promote a more humane, democratic, and transformative education.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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