| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | pt_BR |
| dc.contributor.author | Lopes, Reijane da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T18:20:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-15T18:20:04Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-15 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-11 | - |
| dc.identifier.citation | LOPES, Reijane da Silva. Direito à educação e Teoria do reconhecimento: histórias que tecem o desenvolvimento de um Centro Exclusivo de EJA no DF. 2025. 365 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52725 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A EJA é uma modalidade de ensino que atende a jovens, adultos e idosos que não tiveram a
oportunidade de concluir seus estudos na idade regular, vivenciando trajetórias marcadas por
descontinuidades, desrespeito e denegação de direitos. Nesse sentido, configura-se como uma
ação estratégica no enfrentamento das desigualdades históricas de acesso à escolarização,
constituindo-se também como um campo de disputas em torno do reconhecimento jurídico e
social. O estudo desta tese de doutorado teve como objetivo analisar, sob a perspectiva da
Teoria do Reconhecimento, as contribuições de um Centro Exclusivo de Educação de Jovens e
Adultos (EJA) no Distrito Federal (DF) para a efetivação do direito à educação, mediante os
sentidos atribuídos por educandos e egressos ao seu processo de escolarização. Este objetivo
geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: reconstruir a história de luta e superação
de um Centro Exclusivo de EJA no contexto do desenvolvimento da educação no DF; analisar
como as dimensões intersubjetivas do reconhecimento — amor, direito e solidariedade — se
inter-relacionam com a efetivação do direito à educação nesse contexto, e conhecer os sentidos
que educandos e egressos da EJA atribuem a si, à escola, ao processo de escolarização e às
relações estabelecidas que propiciaram o reconhecimento nas dimensões do amor, do direito e
da solidariedade. Dentro da matriz epistemológica que dialoga com a perspectiva crítica de
Axel Honneth, buscou-se um diálogo com os seguintes autores: Arroyo (2000, 2005, 2007;
2012, 2017, 2019), Di Pierro (1992, 2005, 2017), Freire (1989; 2001, 2007; 2008, 2011, 2016,
2017, 2019, 2021), Galvão e Di Pierro (2013), Haddad (2007), Ireland (2019), Jay (2008),
Machado (2016), Paiva (2006), Sawaia (2001), Vieira (2006), entre outros. Adotou-se uma
abordagem qualitativa, tendo como principais procedimentos metodológicos a pesquisa
documental e a entrevista narrativa com o uso de imagens. O trabalho de campo foi realizado
entre 21 de outubro de 2022 e 23 de dezembro de 2023, em uma escola da rede pública do DF.
Os interlocutores da pesquisa foram seis educandos, duas egressas e cinco educadores. Os dados
produzidos nesse período foram sistematizados, analisados, codificados e categorizados com
base na análise de conteúdo. As análises são apresentadas e discutidas em três seções, que
evidenciam que a escola investigada se constitui como um espaço de reconhecimento nas três
dimensões intersubjetivas, pois acolhe, proporciona a construção de vínculos e valoriza as
histórias de vida dos sujeitos, elementos fundamentais para a ressignificação do processo de
escolarização. Espera-se que as informações produzidas neste trabalho possam contribuir para
o fortalecimento de políticas públicas comprometidas com a EJA e com a valorização de seu
público-alvo, servindo de incentivo para que a escola e seus educadores sigam firmes em seu
percurso, comprometidos com uma educação mais humana, democrática e transformadora. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Direito à educação e teoria do reconhecimento : histórias que tecem o desenvolvimento de um Centro Exclusivo de EJA no DF | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Direito à educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Teoria do Reconhecimento | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) is an educational modality
designed to serve young people, adults, and the elderly who were unable to complete their
studies at the appropriate age, often experiencing educational trajectories marked by
discontinuities, disrespect, and the denial of rights. As such, EJA constitutes a strategic response
to historically rooted inequalities in access to education and represents a contested field in terms
of legal and social recognition. This doctoral dissertation aims to analyze, from the perspective
of the Theory of Recognition, the contributions of an Exclusive Center for Youth and Adult
Education in the Federal District of Brazil (Distrito Federal – DF) to the realization of the right
to education, based on the meanings attributed by students and alumni to their schooling
experiences. The general objective unfolds into the following specific aims: to reconstruct the
history of struggle and resilience of this Exclusive EJA Center within the context of educational
development in the DF; to analyze how the intersubjective dimensions of recognition—love,
rights, and solidarity—interrelate with the realization of the right to education; and to
understand the meanings that EJA students and alumni assign to themselves, to the school, to
the schooling process, and to the relationships that enabled recognition in the dimensions of
love, rights, and solidarity. Drawing from an epistemological framework grounded in Axel
Honneth’s critical theory, the study engages with scholars such as Arroyo, Di Pierro, Freire,
Galvão, Haddad, Ireland, Jay, Machado, Paiva, Sawaia, and Vieira, among others. A qualitative
approach was adopted, using documentary research and narrative interviews supported by
visual imagery. Fieldwork was conducted between October 21, 2022, and December 23, 2023,
in a public school in the Federal District, involving six students, two alumni, and five educators.
The data collected were systematized, analyzed, coded, and categorized through content
analysis. The results, discussed in three thematic sections, show that the school investigated
serves as a space of recognition across the three intersubjective dimensions, as it fosters a
welcoming environment, the building of affective bonds, and the appreciation of personal life
stories—key elements for re-signifying the educational process. It is hoped that the insights
produced by this research will contribute to the strengthening of public policies committed to
EJA and to the recognition of its participants, encouraging schools and educators to remain
steadfast in their mission to promote a more humane, democratic, and transformative education. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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