http://repositorio.unb.br/handle/10482/52670| File | Size | Format | |
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| ErenyNunesSena_DISSERT.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Title: | Análise da exclusão escolar das famílias pobres : estudo de caso do público beneficiário do Programa Bolsa Família |
| Authors: | Sena, Ereny Nunes |
| Orientador(es):: | Ladeira, Marcelo |
| Assunto:: | Exclusão escolar Programa Bolsa Família Trajetória escolar |
| Issue Date: | 13-Oct-2025 |
| Data de defesa:: | 2-Dec-2024 |
| Citation: | SENA, Ereny Nunes. Análise da Exclusão Escolar das Famílias Pobres: Estudo de Caso do Público Beneficiário do Programa Bolsa Família. 2024. 143 f., il. Dissertação (Mestrado profissional em Computação Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Abstract: | Esta pequisa tem como objetivo estudar os fatores que contribuem para a exclusão escolar do público de crianças e adolescentes beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), com base nos dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério da Educação e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados utilizados são do período de 2014 a 2019. O estudo parte da análise quantitativa dos dados das famílias beneficiárias do PBF que apresentam registros de faltas na escola, cuja reincidência leva ao descumprimento da condicionalidade de educação e, consequentemente, à suspensão do benefício. Como resultado, pretende-se compreender os fatores que ajudem a explicar a exclusão escolar deste público, possibilitando caracterizar o perfil de famílias em risco de vulnerabilidade social, dado que a ocorrência e reiteração de faltas é um alerta à trajetória escolar adequada ou pode indicar risco social acentuado. O perfil visa caracterizar o ambiente domiciliar, econômico e social em que vivem famílias que tiveram suspensão de benefício por descumprimento da condicionalidade de educação. As questões de pesquisa abordadas são: a) "o arranjo familiar monoparental está associado à suspensão de benefício PBF decorrente de exclusão escolar?", b) "a suspensão de benefício PBF decorrente de exclusão escolar tem associação com localidades que possuem maiores PIB Per Capita municipal?", c) "infraestrutura domiciliar mais precária ou membros familiares em estado de maior vulnerabilidade estão associados à suspensão do benefício do PBF decorrente da exclusão escolar?", e d) "altos índices de violência estão associados à suspensão de benefício PBF decorrente de exclusão escolar?". As discrepâncias nas métricas de absenteísmo entre os estados brasileiros sugerem diferentes dinâmicas regionais que influenciam as suspensões, indicando a existência de duas macrorregiões que denominamos SERRP e NÃO-SERRP. SERRP compreende os estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. NÃOSERRP compreende os demais estados brasileiros. |
| Abstract: | This research aims to study the contributing factors to school exclusion among children and adolescents who are beneficiaries of the Bolsa Família Program (PBF), based on data provided by the Ministry of Social Development, Ministry of Education, and the Brazilian Institute of Geography and Statistics. The data analyzed covers the period from 2014 to 2019. The study employs quantitative analysis of data from PBF beneficiary families with records of school absenteeism, whose recurrence leads to non-compliance with the educational conditionality, resulting in the suspension of the benefit. The objective is to understand the factors that help explain school exclusion among this population, enabling for the characterization of families at risk of social vulnerability, as recurring absenteeism signals either a warning for proper school attendance or indicates heightened social risk. The study aims to characterize the household, economic, and social environment of families whose benefits were suspended due to non-compliance with the educational conditionality. The research questions addressed include: a) "Is single-parent family arrangement associated with the suspension of PBF benefits due to school exclusion?" b) "Is the suspension of PBF benefits due to school exclusion associated with municipalities with higher PIB per capita?" c) "Are precarious household infrastructure or family members in greater states of vulnerability associated with the suspension of PBF benefits due to school exclusion?" d) "Are high rates of violence associated with the suspension of PBF benefits due to school exclusion?" Discrepancies in absenteeism metrics across Brazilian states suggest distinct regional dynamics influencing benefit suspensions, pointing to the existence of two macro-regions referred to as SERRP and NON-SERRP. SERRP comprises the states of São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, and Paraná, while NON-SERRP encompasses the remaining Brazilian states. |
| metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Ciências Exatas (IE) Departamento de Ciência da Computação (IE CIC) |
| Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, 2025. |
| metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, Mestrado Profissional |
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| Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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